desenvolvimento dos funcionarios

O desenvolvimento dos funcionários é a chave para o sucesso da sua empresa

O desenvolvimento dos funcionários tornou-se o foco em mais empresas do que você pode contar.

As oportunidades de desenvolvimento mantêm seus funcionários felizes, engajados e trabalhando em um nível de alto desempenho. Eles também ajudam você a nutrir sua equipe existente e atrair os principais candidatos na atração de novos talentos.

Infelizmente, muitos empregadores ainda subestimam o valor do desenvolvimento dos funcionários.

De acordo com a Accenture, apenas 29% das organizações dizem ter um plano claro de aprendizado e desenvolvimento para os funcionários.

Então, como você pode garantir que está fornecendo oportunidades de desenvolvimento para sua equipe? Vamos nos aprofundar no que significa desenvolvimento de funcionários e por que isso é importante para o sucesso de sua empresa.

O que é desenvolvimento dos funcionários?

Você já participou de programas de rodízio de empregos, planejamento de carreira ou algum tipo de workshop de treinamento? Então você já experimentou o que é o desenvolvimento de funcionários.

Os programas de desenvolvimento de funcionários ajudam os funcionários a:

  • Aprender novas habilidades
  • Aumentar seus conhecimentos
  • Se preparar para assumir funções novas e desafiadoras dentro da empresa
  • Prepará-los para promoções

É um processo de aprendizado contínuo que cada funcionário passa com a ajuda de um grande líder ou gerente.

É por isso que o desenvolvimento dos funcionários nunca é uma jornada solitária, mas uma parceria.

Você é responsável por oferecer oportunidades de aprendizado e qualificação para crescer. Ao mesmo tempo, os funcionários devem mostrar iniciativa e vontade de se desenvolver e progredir em sua carreira.

Geralmente, aqueles com uma mentalidade de crescimento são mais fáceis de trabalhar porque querem aprender e se desenvolver

Felizmente, uma mentalidade de crescimento pode ser cultivada em cada um dos membros de sua equipe por meio de uma cultura organizacional que valoriza o colaborador.

Priorizar o treinamento e o desenvolvimento de funcionários no local de trabalho é uma vantagem para sua organização e funcionários.

O desenvolvimento dos funcionários é realmente importante?

O desenvolvimento dos funcionários alimenta o crescimento pessoal dos funcionários e o avanço na carreira. É também um componente essencial da vantagem competitiva de uma organização.

Em outras palavras, sim, o desenvolvimento dos funcionários é muito importante.

No nível humano, nossa curiosidade nos leva a aprender e desenvolver continuamente. Está em nosso DNA. Quando éramos crianças, abordávamos tudo com uma mentalidade de principiante, curiosa e com vontade de aprender constantemente.

É por isso que as oportunidades de crescer e aprender são o segundo fator mais importante que contribui para a felicidade dos funcionários. Investir no desenvolvimento de carreira de cada indivíduo os mantém felizes. Isso leva a uma maior motivação e sucesso.

Uma pesquisa também mostra que as empresas de alto desempenho começaram a se concentrar no desenvolvimento interno de talentos. É 6 vezes mais barato aprimorar e requalificar funcionários de dentro do que contratar de fora.

Mas construir a partir de dentro não é apenas econômico.

Também capacita os funcionários a desempenharem suas funções de maneira otimizada. Funcionários capacitados são a chave para a inovação e o crescimento de sua organização.

Por que você deve se concentrar no desenvolvimento dos funcionários

O desenvolvimento dos funcionários é um dos principais impulsionadores da retenção de funcionários, engajamento e desempenho dos funcionários.

Vejamos quatro benefícios do desenvolvimento de funcionários.

Aumenta a retenção de funcionários

As oportunidades de desenvolvimento impedem que seus funcionários saiam precocemente da empresa.

De acordo com o Linkedin, 94% dos funcionários ficam mais tempo na empresa se recebe investimento em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Isso é especialmente verdadeiro para os millennials, que compõem a maior parte da força de trabalho hoje. Em um estudo da Deloitte de 2020, os funcionários da geração do milênio disseram que as oportunidades de desenvolvimento de liderança foram a terceira iniciativa de retenção mais eficaz.

Os funcionários querem se desenvolver em suas organizações. Eles só precisam que seus líderes promovam esse desejo.

No extremo oposto do espectro, as empresas que negligenciam o desenvolvimento de funcionários correm o risco de perdê-los para os concorrentes.

Reduz as lacunas de habilidades

A implementação de novas tecnologias, como inteligências artificiais e automação, estão criando novas funções no local de trabalho.

O problema é que as maiores barreiras para a adoção dessas novas tecnologias nas empresas americanas são as lacunas de habilidades no mercado de trabalho local.

É por isso que 64% dos profissionais de aprendizado e desenvolvimento admitem que requalificar seus funcionários atuais para preencher essas lacunas está se tornando uma prioridade.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Melhora a aptidão mental

Uma pesquisa da BetterUp sugere que mais da metade dos funcionários pode estar sofrendo com o “languishing”. Languishing é traduzido em “definhar”, sendo uma sensação de vazio, falta de engajamento e apatia.

Como podemos superar esse sentimento? Por meio de atividades de desenvolvimento que desafiam os funcionários de maneira significativa.

Experimentar coisas novas e exercitar seu cérebro melhora sua aptidão mental e bem-estar geral.

Aumenta o engajamento e a produtividade dos funcionários

O engajamento é um dos maiores problemas que os líderes enfrentam hoje. Uma pesquisa da Gallup descobriu que apenas 36% dos funcionários se sentem engajados no trabalho.

A falta de engajamento tem um efeito negativo no bem-estar, produtividade, rotatividade e lucratividade.

Atividades de desenvolvimento, como planejamento de carreira ou domínio de uma habilidade, são duas maneiras comprovadas de criar uma cultura de engajamento. 

Isso porque essas atividades fazem com que os indivíduos se sintam valorizados e investidos em seu trabalho.

Métodos eficazes para o desenvolvimento de funcionários

De coaching a terapias integrativas, não faltam táticas de desenvolvimento de funcionários por aí. Vamos dar uma olhada em alguns dos métodos mais comuns.

Coaching e mentoria

Um programa de orientação geralmente conecta você a um colega de nível mais sênior dentro da organização.

Os mentores são voluntários para ajudar os novos funcionários em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Eles podem lhe dar conselhos valiosos e sabedoria, bem como abrir portas para novas e excitantes oportunidades de networking.

Práticas integrativas

As práticas integrativas são ideais para desenvolver habilidades sociais ou aprender novos conceitos que podem ajudá-lo a crescer como indivíduo. Alguns exemplos de práticas populares incluem:

Esses eventos também são uma ótima maneira de compartilhar ideias, fazer contatos e colaborar com colegas.

Treinamento corporativo

Você já participou de um programa de treinamento de integração ou conformidade? E quanto ao treinamento de hard e soft skills? Então você já experimentou o treinamento corporativo.

Este treinamento formal fornecido pelo seu empregador fornece as habilidades e os conhecimentos necessários para desempenhar sua função da melhor maneira.

Planejamento de carreira

O planejamento de carreira é uma peça importante do quebra-cabeça quando se trata de desenvolvimento de funcionários. 

Os líderes podem usar um plano de desenvolvimento de funcionários personalizado como um roteiro para a carreira de cada indivíduo.

Durante o planejamento de carreira, o líder geralmente pergunta quais são os objetivos de carreira de um funcionário. 

Juntos, eles descobrem quais atividades de desenvolvimento são necessárias para atingir esses objetivos.

Práticas recomendadas para desenvolvimento dos funcionários

Aqui estão algumas práticas recomendadas de desenvolvimento a serem consideradas, independentemente das estratégias de desenvolvimento de funcionários que você escolher.

Crie uma cultura corporativa de aprendizado

O que significa criar uma cultura de aprendizado na empresa?

Significa investir em oportunidades que desenvolvam as habilidades de sua equipe para se tornar mais:

  • Competitiva
  • Que busca por inovação
  • Adaptável a novos ambientes de trabalho

Uma cultura de aprendizagem incentiva a criatividade e a educação. Isso acaba aumentando seu capital humano.

Tenha conversas individuais

Os líderes que adotam um estilo de liderança de coaching reconhecem o potencial dos outros e os orientam na direção certa. 

A comunicação aberta e individualizada ajuda a encorajar os outros a atingir seu pleno potencial deve se tornar uma prática regular em qualquer organização.

Personalize o treinamento e o desenvolvimento

Aprender é uma experiência única para cada indivíduo. Portanto, é importante personalizar a experiência de desenvolvimento do funcionário.

Cada atividade ou função nova deve ser organizada por um onboarding ou uma reunião, passando por todos os pontos principais. A comunicação na hora do treinamento é essencial para o desenvolvimento ativo de um funcionário. 

Envolva-se

Os funcionários imitam o comportamento e a mentalidade de seus líderes. Tomar a iniciativa e se tornar um defensor do treinamento e desenvolvimento de funcionários incentivará seus colegas a fazerem o mesmo.

De acordo com o LinkedIn, 75% dos funcionários estariam dispostos a fazer um curso que seu líder sugeriu para adquirir novos conhecimentos.

Priorize o desenvolvimento dos funcionários

A pandemia do COVID-19 nos mostrou o quão rápido o mundo pode mudar, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional. É por isso que as oportunidades de desenvolvimento de funcionários importam agora mais do que nunca.

Ajudar sua equipe talentosa a atingir todo o seu potencial mantém a empresa competitiva e ágil.

Na Holos, somos apaixonados por inovação, transformação e evolução, tanto individual quanto profissionalmente. Se você quiser saber mais sobre como criar oportunidades para a evolução e crescimento dos seus funcionários com práticas integrativas inovadoras, que atuam na produtividade e motivação, entre em contato conosco!

bem-estar