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Soft skills: o que são e por que são importantes?

Soft skills são habilidades não técnicas relacionadas ao modo como você trabalha. Elas incluem como você interage com os colegas, como resolve problemas e como gerencia seu trabalho.

A automação e digitalização de tarefas tornou as soft skills, ou habilidades interpessoais,  de um colaborador mais valiosas do que nunca. Porque nenhuma máquina jamais será capaz de imitar empatia, criatividade ou liderança.

Mas essa não é a única razão. Os traços de personalidade individuais de um funcionário são tão importantes para as empresas quanto seu conhecimento e experiência. Toda empresa deseja que seus funcionários façam bem o seu trabalho. No entanto, a empresa também deseja que os colaboradores tenham uma atitude positiva e ajudem a construir um ambiente de trabalho construtivo.

À medida que a tecnologia assume as tarefas mais físicas, repetitivas e básicas, as habilidades sociais e emocionais só podem ser mais valorizadas. De acordo com um estudo do Pew Research Center, as habilidades profissionais mais valorizadas no futuro próximo serão aquelas que os programas de TI não podem replicar. Ou seja, soft skills.

Neste artigo, portanto, iremos falar sobre as soft skills com mais detalhes, falando sobre por que são importantes, quais estão em demanda no momento e seus benefícios.

O que são soft skills?

Soft skills estão relacionadas a como você trabalha. Habilidades pessoais incluem habilidades interpessoais (pessoas), habilidades de comunicação, de escuta, gerenciamento de tempo e empatia, entre outras.

Essas habilidades são traços de caráter e habilidades interpessoais que caracterizam os relacionamentos de uma pessoa com outras pessoas. No local de trabalho, as soft skills são consideradas um complemento das hard skills, que se referem aos conhecimentos e competências ocupacionais de uma pessoa. 

As soft skills têm mais a ver com quem as pessoas são, e não com o que elas sabem. Como tal, eles englobam os traços de caráter que decidem quão bem alguém interage com os outros e geralmente são uma parte definitiva da personalidade de um indivíduo. 

Em um mercado de trabalho competitivo, os funcionários que demonstram ter uma boa combinação de soft skills e habilidades sociais geralmente veem uma maior demanda por seus serviços.

Porque as soft skills são tão importantes? 

A maioria das interações com outras pessoas requer algum nível de soft skill, já que se trata de habilidades sociais. Em uma empresa, você pode estar negociando para ganhar uma promoção, apresentando sua nova ideia aos colegas, fazendo networking para um novo emprego e assim por diante. Usamos nossas soft skills todos os dias no trabalho, e o desenvolvimento dessas habilidades nos ajuda a ganhar mais conhecimento e a acelerar uma progressão na carreira.

Por outro lado, a falta dessas habilidades pode limitar seu potencial ou até mesmo ser a ruína de seu negócio. Ao desenvolver fortes habilidades de liderança, delegação, trabalho em equipe e comunicação, é possível executar projetos com mais facilidade, entregar resultados que agradam a todos e até mesmo influenciar positivamente sua vida pessoal, melhorando a forma como você interage com os outros.

Fora do escritório, essas habilidades pessoais, como comunicação, podem ser usadas para formar grupos de amizade e encontrar novos caminhos profissionais. As habilidades pessoais são úteis tanto em nossa vida profissional quanto pessoal. Aqui temos alguns exemplos específicos que apoiam a importância das soft skills.

Progressão e promoção na carreira

iCIMS Hiring Insights (2017) descobriu que “94% dos profissionais de recrutamento acreditam que um funcionário com soft skills mais fortes tem uma chance melhor de ser promovido a uma posição de liderança do que um funcionário com mais anos de experiência, mas com soft skills mais fracas”.

Tornou-se essencial desenvolver essas habilidades se você quiser progredir em sua carreira, pois elas irão diferenciá-lo dos outros na entrevista e no trabalho.

O ambiente de trabalho moderno é interpessoal

Habilidades como escuta ativa, colaboração, apresentação de ideias e comunicação com colegas são altamente valorizadas no local de trabalho moderno. Soft skills fortes garantem um ambiente de trabalho produtivo, colaborativo e saudável, atributos cruciais para as organizações em um mundo cada vez mais competitivo.

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O futuro ambiente de trabalho dependerá de soft skills

A automação e a inteligência artificial resultarão em uma proporção maior de empregos que dependem de habilidades sociais. Os avanços na tecnologia fizeram com que tarefas que exigem habilidades básicas diminuíssem, tornando as habilidades sociais um diferencial importante no local de trabalho. 

Um estudo da Deloitte Access Economics prevê que “as ocupações com uso intensivo de soft skills serão responsáveis ​​por dois terços de todos os empregos até 2030”. Habilidades tradicionais como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico são mais importantes do que nunca.

Soft skills são difíceis de automatizar

Soft skills, assim como a inteligência emocional, são difíceis de automatizar e improváveis ​​de se tornarem automatizadas tão cedo. Isso significa que se espera que elas se tornem mais desejáveis ​​cada vez mais. 

Habilidades pessoais estão em alta demanda pelos recrutadores

As habilidades pessoais estão em alta demanda na força de trabalho. De acordo com o artigo de 2017 de um estudante de Harvard sobre a importância das habilidades sociais no mercado de trabalho, empregos que exigem altos níveis de interação social cresceram quase 12% como proporção da força de trabalho dos EUA.

As soft skills mais procuradas atualmente são: 

  • Comunicação
  • Organização
  • Trabalho em equipe
  • Pensamento crítico
  • Habilidades sociais
  • Criatividade
  • Comunicação interpessoal
  • Adaptabilidade

Quais são as soft skills mais valorizadas? 

As soft skills são essas habilidades que podem ser usadas independentemente do trabalho da pessoa. Isso faz com que os candidatos a empregos com habilidades sociais sejam funcionários muito adaptáveis. Aqui iremos reunir uma lista das soft skills que as empresas mais valorizam.

Comunicação

As habilidades de comunicação são importantes em quase todos os empregos. Interagimos com colegas, clientes e fornecedores diariamente por diversos meios: pessoalmente, por telefone ou por escrito. Ser capaz de falar ou expressar-se de forma clara, precisa e amigável é essencial em um contexto de trabalho.

Junto com isso está a capacidade de ouvir. As empresas querem colaboradores que não apenas possam comunicar suas próprias ideias, mas que também saibam ouvir os outros com atenção e sensibilidade.

Pensamento crítico

Não importa a função de um colaborador, todas as empresas precisam de funcionários que possam analisar uma situação e tomar uma decisão. Compreender problemas, pensar criticamente e formular soluções são habilidades vitais. E também podemos precisar de um pouco de criatividade, flexibilidade e curiosidade para conseguir isso.

Atitude positiva

Encontrar pessoas que trazem uma atitude positiva para o ambiente de trabalho é sempre um bônus. Os Recursos Humanos devem procurar funcionários amigáveis, dispostos a trabalhar e com os quais, em geral, as pessoas gostem de passar o tempo. Manter uma atitude positiva é especialmente importante em ambientes de trabalho de alta pressão ou estressantes.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é outra habilidade valorizada. Os colaboradores devem ser capazes de coordenar e colaborar com seus colegas de maneira eficaz. E, claro, que saibam como preencher a lacuna quando surgirem diferenças de opinião.

Algumas habilidades relacionadas ao trabalho em equipe incluem a negociação, o reconhecimento e a valorização da diversidade, bem como a aceitação de recomendações e críticas de outras pessoas.

Benefícios das soft skills

As soft skills beneficiam as empresas quando são praticadas em toda a empresa. Por exemplo, um espírito colaborativo entre os trabalhadores é importante. Os membros da equipe que são capazes de trabalhar bem com pessoas de diferentes gerações e origens são geralmente mais produtivos e mais capazes de se concentrar em prioridades comuns. 

A eficiência e a produtividade aumentam quando os funcionários colaboram, compartilhando conhecimento e ferramentas para realizar as tarefas. A capacidade de aprender novos métodos e tecnologias também é uma habilidade suave desejada para todos os trabalhadores.

As empresas que valorizam o aprendizado como uma soft skill reconhecem vários estilos de aprendizado e incentivam os funcionários a buscar os métodos que funcionam melhor para eles.

A Holos, nesse sentido, auxilia a sua empresa a desenvolver as soft skills dos colaboradores por meio de treinamentos e talks que envolvam o tema e aumentem a produtividade e crescimento pessoal de cada colaborador. Entre em contato conosco e entenda mais sobre nossas soluções.