diversidade cultural

Diversidade cultural: como levar segurança ao local de trabalho

Abraçar a diversidade cultural no local de trabalho é um primeiro passo importante para as empresas que desejam ser competitivas em escala internacional.

Organizações em todos os setores estão adotando os benefícios de uma força de trabalho diversificada. Mas os benefícios trazem necessariamente os desafios de trabalhar além de fronteiras, culturas e idiomas.

Nesta era de globalização, a diversidade no ambiente de negócios envolve mais do que gênero, raça e etnia. Agora inclui funcionários com diversas crenças religiosas e políticas, educação, origens socioeconômicas, orientação sexual e outras culturas. 

As empresas estão descobrindo que, ao apoiar e promover um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, estão obtendo benefícios que vão além do aspecto financeiro. 

O que é diversidade cultural no local de trabalho?

Seja nos negócios ou no mundo, a diversidade cultural faz parte do que significa ser humano. 

O mundo é feito de diferentes tipos de pessoas e cada uma delas traz diferentes habilidades, experiências e novas perspectivas para a mesa. 

O desenvolvimento da competência cultural é fundamental para a construção de relacionamentos com as pessoas. Essa educação prática nos torna pessoas melhores e dá o tom para uma cultura de respeito e aprendizado no local de trabalho.

Diversidade significa pessoas de diferentes raças, etnias, identidades de gênero e orientações sexuais, mas é muito mais que isso. Também inclui pontos de vista políticos, status de imigração, neuro diversidade, deficiência, educação e experiência profissional.

Conforme a força de trabalho mudou para uma força de trabalho bastante remota, várias mudanças importantes aconteceram – cada uma com implicações críticas para a diversidade. 

A pandemia acelerou uma mudança em direção ao aumento da globalização à medida que equipes remotas se tornaram mais comuns. Contratar pessoas com base em países diferentes cria, naturalmente, equipes mais diversificadas

E embora as pesquisas indiquem que as empresas mais diversificadas também são as mais lucrativas, elas também são capazes de capitalizar vários outros benefícios importantes. Talvez o mais importante deles seja o desenvolvimento de empresas que priorizem e celebrem as pessoas e suas perspectivas únicas. Essas organizações não apenas recrutam, mas também retêm os melhores talentos.

Diversidade cultural melhora a retenção e o engajamento dos funcionários

A pesquisa descobriu que o moral, a cultura e o envolvimento dos funcionários prosperam em locais de trabalho diversificados e inclusivos:

Em uma pesquisa da Deloitte, 83% dos millennials relataram níveis mais altos de engajamento quando acreditaram que sua empresa promove uma cultura inclusiva. 

Outra pesquisa, também realizada pelo instituto Deloitte, mostra que 74% desses indivíduos acreditam que sua organização é mais inovadora quando tem uma cultura de inclusão. 

Se as empresas buscam contratar e manter uma força de trabalho mais jovem, a diversidade deve ser uma parte fundamental da cultura da empresa. Esta pesquisa mostra que 47% da geração millennial está procurando ativamente por diversidade no local de trabalho ao avaliar empregadores em potencial.

70% dos entrevistados em uma pesquisa Yello de 2019 disseram que considerariam procurar um novo emprego se seu empregador não demonstrasse um compromisso com a diversidade.

Um relatório de 2017 do The Kapor Center e Harris Poll descobriu que a cultura do local de trabalho pode impactar na rotatividade, afetando significativamente a retenção de grupos sub-representados e custando à indústria de tecnologia mais de US $16 bilhões a cada ano.

Diversidade cultural e como ela afeta o desempenho empresarial

Há pesquisas substanciais para mostrar que a diversidade traz muitas vantagens para uma organização: maior lucratividade e criatividade, governança mais forte e melhores habilidades de resolução de problemas. 

Funcionários com origens diversas trazem suas próprias perspectivas, ideias e experiências, ajudando a criar organizações que são resilientes e eficazes, e que superam as organizações que não investem na diversidade.

Um estudo do Boston Consulting Group descobriu que empresas com equipes de gerenciamento mais diversificadas têm receitas 19% maiores devido à inovação. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Essa descoberta é significativa para empresas de tecnologia, startups e setores onde a inovação é a chave para o crescimento. Mostra que a diversidade não é apenas uma métrica a ser buscada; na verdade, é parte integrante de um negócio bem-sucedido de geração de receita.

De acordo com o relatório 2018 da Hays Asia Diversity and Inclusion, a melhoria da cultura da empresa, liderança e maior inovação foram os três principais benefícios da diversidade identificados pelos entrevistados. 

No entanto, houve uma percepção entre uma proporção significativa de participantes de que o acesso a salários, empregos e oportunidades de carreira para pessoas de igual capacidade pode ser prejudicado por fatores como idade, deficiência, etnia, gênero, compromissos familiares, estado civil, raça, religião e sexualidade.

Mais do que nunca, flexibilidade e versatilidade estão se tornando a chave para o sucesso de indivíduos, empresas e países, e um ambiente culturalmente diverso é a melhor maneira de adquirir essas qualidades. 

As suposições precisam ser desafiadas, as conversas precisam ser mantidas e a cultura corporativa precisa ser atualizada para que o local de trabalho moderno possa refletir e apoiar com precisão a população da região.

Quais são os benefícios da diversidade cultural no local de trabalho?

O desenvolvimento de um local de trabalho verdadeiramente diversificado traz vários benefícios importantes. Aqui estão as maneiras pelas quais as empresas e os funcionários se beneficiam quando a diversidade e a inclusão são valores organizacionais fundamentais:

Confiança e respeito

Diversos locais de trabalho promovem um senso de confiança e respeito mútuo entre os colegas. As diferenças são celebradas, as pessoas não são discriminadas ou condenadas ao banimento e todos são encorajados a trazer todo o seu ser para o trabalho.

Aumento da receita

Em um ambiente inclusivo, empresas e funcionários se beneficiam de um aumento na receita. Diversas empresas atraem uma gama mais ampla de clientes. Aprender a compreender as diferentes necessidades e experiências dentro de sua equipe torna possível responder às necessidades de seus clientes com visão e sensibilidade.

Uma pesquisa do CFA Institute constatou que 83% dos investidores institucionais valorizam a diversidade de gênero especificamente, com 55% acreditando que ela impulsiona um melhor desempenho nas equipes de investimento. 

Criatividade e inovação

Diversidade não é sobre métricas ou marcar caixas. O verdadeiro benefício da diversidade é o desenvolvimento da diversidade de pensamento. Você não consegue isso, a menos que abrace, comemore e capacite as pessoas a se mostrarem plenas. De acordo com a Forbes, a diversidade cultural incentiva ambientes de trabalho criativos e inovadores.

Melhor desempenho e engajamento

É preciso esforço para se esconder no trabalho. Quando as pessoas se sentem psicologicamente seguras, elas se sentem mais confortáveis ​​para se abrir e se envolver com seus colegas de trabalho – o que significa maior colaboração, maior produtividade e melhor engajamento dos funcionários.

Cultura da empresa

As empresas que contratam amplamente funcionários de diferentes origens, experiências e estilos de vida têm um local de trabalho mais acolhedor e inclusivo. Isso tem um impacto positivo na forma como a empresa é vista pelos colaboradores, líderes, investidores e pelo público em geral.

Desenvolve novos conjuntos de habilidades

Pessoas de diferentes origens trazem consigo uma série de habilidades. Compartilhar suas experiências vividas, educação e experiências dos funcionários promove o aprendizado intercultural. As pessoas se tornam pensadores melhores e mais ágeis e melhoram sua capacidade de resolução de problemas.

Melhora o recrutamento e a retenção

Os locais de trabalho onde diversas pessoas são vistas, bem-vindas e valorizadas têm uma forte cultura de pertencimento e inclusão. 

Esses tipos de ambientes são atraentes para os candidatos a emprego de acordo com Built In, que estão cada vez mais citando a cultura do trabalho como um fator decisivo na escolha de um novo emprego. Quando as pessoas se sentem bem-vindas no trabalho, elas trabalham melhor e são menos propensas a querer sair.

A importância da diversidade cultural no local de trabalho

As pessoas querem ser reconhecidas no trabalho por quem são – e isso significa o que são, não apenas uma faceta de sua identidade.

A diversidade cultural no local de trabalho tem mais de uma função. Claro, faz as empresas parecerem boas. Mas – mais importante – faz com que se sintam bem e, quando as pessoas se sentem bem-vindas no trabalho, elas se desenvolvem. A diversidade cultural é crítica para construir uma organização saudável, inclusiva e em crescimento.

A Holos tem o objetivo de atingir pessoas diversas e mudar a vida de cada uma delas de forma positiva, sempre com o cuidado com o bem-estar e saúde mental de cada indivíduo. As soluções que a Holos oferece tendem a impactar não somente na cultura organizacional de uma empresa, mas também na vida de cada ser humano que passam pela empresa.

As práticas oferecidas pela Holos são beneficiais não somente para o colaborador, mas também para toda a organização que só ganha ao unificar o holístico com a diversidade que todas as empresas devem ter, unindo pensamentos diferentes para um só propósito. 

Quer mudar o relacionamento da sua empresa com os colaboradores, promovendo diversidade, saúde mental e produtividade? Fale com um de nossos consultores!

bem-estar