gerenciar o estresse

Gerenciar o estresse: causas e como lidar no trabalho

Gerenciar o estresse não é uma ação única. 

Dependendo do tipo e da regularidade do seu estresse e como você lida com o ele, pode ser muito diferente da experiência de outra pessoa. 

Se você precisa saber como relaxar rapidamente e reduzir o estresse, veio ao lugar certo. Reunimos uma lista de técnicas para gerenciar o estresse.

Elas ajudarão você:

  • Superar o estresse de forma mais rápida
  • Reduzir o estresse a longo prazo
  • Lidar com o estresse em diferentes situações, como no trabalho e nos relacionamentos

Você sabe como reconhecer que os níveis de estresse estão em alta? Aqui iremos te mostrar. 

De acordo com a American Psychological Association (APA), 67% dos americanos relatam sentir um aumento no estresse desde o início do surto de COVID-19. E 78% dizem que a pandemia é uma fonte significativa de estresse em sua vida. 

Esse estresse está no topo do que nos faz sentir estressados. Estressores como trabalho, saúde, finanças, família e relacionamentos são pontos chave na nossa rotina.

O estresse crônico pode afetar negativamente sua saúde mental e bem-estar físico.

O problema do estresse é outra parte da razão pela qual o gerenciar o estresse é tão significativo.

Por que é importante gerenciar o estresse?

É normal enfrentar situações estressantes na vida. Tudo que fazemos pode ser um gatilho para uma crise de estresse, desde o deslocamento ao trabalho até o pagamento de uma conta.  

O estresse afeta a todos. O importante é aprender a gerenciar o estresse para que ele não nos esgote mentalmente

Sintomas de estresse

  • Mudanças de humor inesperadas
  • Insônia ou dificuldade em manter o sono
  • Fadiga constante
  • Mudanças de peso: perda ou ganho de peso
  • Problemas de digestão
  • Incapacidade de se concentrar
  • Dores de cabeça
  • Ansiedade e ataques de pânico
  • Aumento da tensão corporal
  • Comportamento obsessivo/compulsivo novo ou intensificado.

Gerenciar o estresse é importante para levarmos uma vida mais leve, com mais saúde e bem-estar. 

Benefícios de aprender a gerenciar o estresse

Aprender a gerenciar o estresse de forma eficaz é muito importante para sua saúde e bem-estar a longo prazo. 

Aqui estão os principais benefícios do uso de técnicas de gerenciamento de estresse:

Um sistema imunológico mais forte 

O estresse enfraquece o sistema imunológico e o torna mais vulnerável a doenças. O relaxamento e a redução do estresse ajudam a fortalecer suas defesas naturais.

Melhor qualidade de sono

O estresse dificulta o sono devido ao excesso de adrenalina que libera na corrente sanguínea, causando tensão muscular. O controle do estresse pode aumentar as endorfinas, que ajudam no relaxamento muscular e promovem o sono.

Melhor humor e relacionamentos 

O estresse pode fazer com que você fique mal-humorado e irritável. Essas mudanças de atitude afetam a maneira como você reage às pessoas mais próximas a você. 

Como resultado, pode colocar uma pressão sobre seus relacionamentos. Reduzir seus níveis de estresse pode ajudar a restaurar o equilíbrio.

Riscos associados ao estresse excessivo

Você provavelmente já sabe que o estresse excessivo está associado à baixa saúde física e mental. Um estudo até descobriu que o estresse pode ser tão ruim quanto fumar cinco cigarros por dia. 

O burnout, por exemplo, é resultado de estresse prolongado. De acordo com a Gallup, 8 em cada 10 funcionários sofrem de burnout pelo menos alguma vez durante sua vida profissional.

Mas, embora seja comum associar o esgotamento ao trabalho, ele também pode ser causado por outras situações estressantes prolongadas, como lidar com um projeto pessoal.

O estresse também pode levar a sintomas físicos, incluindo dores de cabeça, dor de estômago, pressão arterial elevada, dor no peito e problemas para dormir. Pesquisas sugerem que o estresse também pode causar ou piorar certos sintomas ou doenças como ansiedade e depressão.

Como gerenciar o estresse no trabalho

Estratégias de relaxamento. 

O relaxamento ajuda a combater os efeitos fisiológicos da resposta de luta ou fuga. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Por exemplo, o relaxamento muscular progressivo ajuda a reduzir a tensão muscular associada ao estresse. 

Essa habilidade e muitas outras estratégias de relaxamento podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.

Solução de problemas. 

A resolução de problemas é uma estratégia de enfrentamento ativa que envolve ensinar as pessoas a tomar medidas específicas ao abordar um obstáculo ou desafio. 

Essas etapas incluem a definição do problema, o brainstorming de possíveis soluções, a classificação das soluções, o desenvolvimento de um plano de ação e o teste da solução escolhida.

Atenção plena. 

Mindfulness é a capacidade de prestar atenção ao momento presente com curiosidade, abertura e aceitação. 

O estresse pode ser muito grande quando passamos tempo pensando sobre o passado, nos preocupando com o futuro ou fazendo autocrítica. 

Mindfulness ajuda a treinar o cérebro para quebrar esses hábitos nocivos. Você pode cultivar habilidades de atenção plena por meio da prática formal (como meditação guiada) e exercícios informais (como caminhada consciente) ou experimentar aplicativos ou aulas de atenção plena. 

As terapias baseadas em mindfulness são eficazes para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

Reavaliando pensamentos negativos. 

O estresse e a preocupação crônica podem levar as pessoas a desenvolver um filtro mental no qual interpretam automaticamente as situações através de uma lente negativa. 

Uma pessoa pode tirar conclusões negativas com pouca ou nenhuma evidência (“meu chefe acha que sou incompetente”) e duvidar de sua capacidade de lidar com estressores (“Vou ficar arrasado se não conseguir a promoção”). 

Para reavaliar os pensamentos negativos, trate-os como hipóteses em vez de fatos e considere outras possibilidades. Praticar regularmente essa habilidade pode ajudar as pessoas a reduzir as emoções negativas em resposta aos estressores.

E como isso pode afetar seu desempenho no trabalho e outras áreas de sua vida, reduzir o estresse no trabalho é mais importante do que nunca.

Técnicas para gerenciar o estresse a longo prazo

A prevenção é melhor do que a cura, e o estresse não é exceção. Use essas estratégias preventivas para reduzir o estresse a longo prazo.

Exercite-se regularmente

A atividade física é uma ação poderosa para combater o estresse. Ele libera endorfinas, os hormônios do bem-estar que nos proporcionam alívio natural do estresse.

Mas a longo prazo, o exercício também ajuda a combater os efeitos físicos do estresse. O exercício mantém seu coração saudável e melhora seus níveis gerais de bem-estar.

Seja corrida, yoga ou dança, a chave para manter uma rotina regular de exercícios é encontrar algo que você goste de fazer.

Coma bem

Comer mal pode agravar sua resposta ao estresse. O estresse pode nos levar a buscar alimentos altamente viciantes e altamente processados, carregados de sal, açúcar e gorduras.

Mas esses alimentos fazem com que o açúcar no sangue aumente. Isso libera mais cortisol, o hormônio do estresse, fazendo com que você se sinta mais ansioso e estressado.

Comer uma dieta equilibrada tem uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo a atenuação dos efeitos do estresse.

Experimente terapias integrativas para gerenciar o estresse

Terapias integrativas como meditação, reiki, terapia sonora e terapia guiada podem diminuir significativamente o estresse.

Essas técnicas colaboram para o relaxamento do corpo e desenvolvimento da mente. 

As técnicas integrativas podem ajudá-lo a melhorar todas as áreas de sua vida – da saúde ao trabalho e aos relacionamentos.

Com o tempo, atos diários de autocuidado podem levar à redução do estresse, melhoria do sono e melhor saúde e bem-estar geral. 

A Holos possui um cardápio de técnicas integrativas que podem impactar todo o time da sua empresa. Para conferir mais sobre nossos produtos, fale conosco!

bem-estar