O employee experience em uma função de trabalho geralmente é um reflexo da própria empresa.
Muitas vezes, as empresas se concentram na satisfação do cliente, mas não consideram a importância da satisfação dos funcionários.
Embora nossa principal motivação para trabalhar seja ganhar dinheiro, isso não significa que não queremos ser felizes ao fazê-lo.
As pessoas querem mais do que apenas o seu trabalho típico das 9h às 17h. Eles querem um lugar onde possam se sentir realizados, um lugar onde possam se desenvolver.
As empresas estão tendo que repensar a maneira como fazem as coisas.
Elas precisam se adaptar para se tornar um lugar onde os funcionários realmente querem trabalhar, não um lugar onde eles precisam.
Os millennials são uma grande parte disso. Eles representam cerca de um quarto da população mundial. E sua atitude em relação ao trabalho é diferente da dos baby boomers antes deles.
Um relatório do McKinsey Global Institute nos Estados Unidos destaca as mudanças nas necessidades dos millennials. Eles buscam trabalho significativo, flexibilidade, conexão e orientação. É aí que entra o termo “employee experience”.
O que se entende por employee experience?
O employee experience refere-se à jornada de um funcionário ao longo de seu tempo em uma empresa, desde o processo de entrevista em diante.
Ele resume o que as pessoas encontram e descobrem no trabalho. Pode afetar a produtividade, a motivação e a moral geral dos funcionários.
Em última análise, é responsabilidade da empresa garantir que a employee experience seja boa.
O que é uma boa employee experience?
A cultura da empresa é uma parte definidora da experiência de um funcionário. Isso, combinado com o ambiente de trabalho físico e tecnológico, muitas vezes determinará o grau de satisfação de um funcionário dentro da empresa.
Jacob Morgan, autor, palestrante, colaborador da Forbes e futurista, criou esta equação:
Cultura + tecnologia + espaço físico = experiência do funcionário.
Cada elemento da equação é tão importante quanto o outro. Aqui está um detalhamento do que está incluído em cada parte:
Cultura
- Valores do negócio
- Atitudes de colegas e gerentes
- Estilo de trabalho
- Remuneração e benefícios aos funcionários
- Sentido de propósito
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
- Tecnologia
- Ferramentas de e-learning
- Acesso a dispositivos
- Experiência de usuário
- Software e aplicativos atualizados
Espaço físico
- Área de trabalho
- Planta do escritório
- Benefícios do local de trabalho
- Design de interiores e decoração
É vital que cada passo seja relevante para o negócio.
Esta equação simples, mas eficaz, demonstra todos os elementos individuais necessários para obter uma boa employee experience.
É um ótimo ponto de partida e fácil de construir. Da mesma forma que as empresas priorizam a experiência do cliente, elas também devem se concentrar em seus funcionários.
As empresas estão mais orientadas para as pessoas do que nunca, com o bem-estar dos funcionários se tornando cada vez mais importante.
Esse novo ritmo de vida profissional precisa ser adotado pelas empresas se quiserem recrutar e reter funcionários.
Benefícios de uma employee experience positiva
Fortalecer o employee experience tem vários benefícios que estão todos associados à satisfação no trabalho do funcionário, levando a maiores lucros e melhor posicionamento no mercado. Estes incluem o seguinte:
Colaboradores mais engajados e produtivos
Funcionários desengajados podem custar às empresas bilhões de dólares a cada ano devido a repercussões como menor produtividade e lucratividade e aumento das taxas de absenteísmo.
Em contrapartida, funcionários engajados são mais produtivos e trazem outras vantagens, como melhores taxas de retenção e segurança no local de trabalho.
Menores índices de absenteísmo
Funcionários insatisfeitos são mais propensos a se ausentar do local de trabalho, afetando negativamente a moral, a produtividade e as finanças. Funcionários felizes têm taxas mais baixas de absenteísmo.
Aumento da qualidade do trabalho
Os níveis de felicidade influenciam o sucesso no trabalho mais do que o QI ou o conjunto de habilidades. Por exemplo, um cérebro “feliz” vê mais possibilidades e é mais criativo.
Melhoria das relações com o cliente.
A employee experience afeta todas as áreas da empresa, incluindo a experiência do cliente.
Funcionários felizes são mais propensos a transmitir bom humor e emoções mais felizes ao interagir com os clientes. Eles também tendem a exibir mais dedicação e compreensão dos produtos e serviços, o que, por sua vez, permite que eles ofereçam melhor suporte aos clientes.
Qual é a diferença entre employee experience e o engajamento do funcionário?
Muitas vezes há confusão em torno do employee experience e do envolvimento do funcionário.
Simplificando, a experiência do funcionário é a experiência geral que alguém tem com a empresa. O envolvimento dos funcionários é o quanto o indivíduo está investido na função e o quanto eles se importam.
O employee experience na entrada e o envolvimento do funcionário é a saída.
Portanto, ao melhorar a experiência dos funcionários, é provável que você veja um aumento no engajamento dos funcionários.
Um exemplo disso é o efeito que trabalhar em casa pode ter no engajamento dos funcionários.
Estar distante do resto de sua equipe pode levar a uma maior distração e desinteresse. No entanto, também pode melhorar a satisfação dos funcionários. Equilibrar esses aspectos é uma parte vital de qualquer estratégia.
Principais pontos do employee experience
Existem três pontos de contato principais no ciclo de vida do funcionário, todos marcos importantes no employee experience.
Recrutamento
Esta é a primeira vez que um funcionário pode ter uma ideia real da empresa. As primeiras impressões são importantes, em ambas as partes.
O employee experience é o momento ideal para garantir que as aspirações e a ética do potencial funcionário estejam alinhadas com o negócio.
Também dá ao candidato a oportunidade de ver se você oferece o tipo de experiência de funcionário que ele deseja. Eles devem ser capazes de visualizar o tipo de jornada do funcionário que terão em sua empresa e tomar decisões de acordo.
Onboarding
Ao selecionar os candidatos, é preciso integrá-los ao restante da equipe. A integração de funcionários é uma etapa crucial na jornada do funcionário, porque se eles começarem mal, isso pode afetar sua atitude em relação à empresa daqui para frente.
Quando um novo contratado aceita a oferta de emprego, você deve monitorar sua jornada nas próximas semanas e meses para garantir que ele esteja satisfeito em sua função.
Incentive mensagens entre a equipe, treinamento extra e formação de equipe para que eles se sintam incluídos.
Partida
A retenção de funcionários é difícil.
Os líderes empresariais devem estar preparados para que os funcionários deixem a empresa.
Isso ainda faz parte da experiência do funcionário. Certifique-se de que o processo seja o mais tranquilo possível. A esperança é que, mesmo tendo saído da empresa, eles ainda tenham coisas positivas a dizer sobre seu tempo lá.
Por que o employee experience é tão importante?
Os benefícios do employee experience acima resumem por que a satisfação do funcionário deve ser uma prioridade tão importante. Aqui está uma visão mais detalhada do porquê.
As organizações mais bem-sucedidas atraem e retêm os melhores talentos. Quando a economia está boa, a competição pelos melhores talentos é altamente competitiva e cresce a necessidade de aquisição e retenção de talentos eficazes.
Em tempos difíceis, como a pandemia e a recessão do COVID-19, a atenção à experiência dos funcionários pode ajudar as empresas a se tornarem mais competitivas e evitar as piores repercussões.
Em geral, as empresas que têm uma experiência positiva dos funcionários, como pontuações altas em pesquisas e inclusão nas listas de melhores lugares para trabalhar, também têm pontuações altas de experiência do cliente e crescimento positivo da receita.
Numerosos estudos mostram uma ligação direta entre o employee experience e a experiência do cliente.
As percepções e experiências dos funcionários afetarão todos os outros aspectos dos processos de uma empresa. Funcionários felizes que percebem sua experiência como boa são mais engajados e concluem as tarefas de forma mais eficaz e eficiente.
Como aplicar ações que impactem o employee experience?
O employee experience está se tornando cada vez mais crucial, especialmente à medida que mais pessoas trabalham em casa.
Em um mundo onde a videoconferência tomou conta das reuniões da vida real, é mais importante do que nunca tentar se manter conectado com os funcionários, garantindo que eles ainda estejam satisfeitos com sua experiência na empresa.
Dedicar um tempo para redesenhar sua estratégia de employee experience pode ajudá-lo a ficar um passo à frente. Muitas empresas com uma estratégia bem recebida têm vantagem competitiva sobre suas contrapartes, principalmente quando se trata de recrutamento e retenção.
Com um futuro incerto de trabalho à nossa frente, há apenas uma coisa que permanece clara: os departamentos de employee experience vieram para ficar.
E para ler mais sobre a relação entre a employee experience e estratégias para criar uma imagem positiva em relação a empresa, leia o nosso e-book em parceria com a Yellow.rec.