liderança organizacional

Liderança organizacional: o que é e como aplicar

A liderança organizacional é um método de liderança relacionado ao estabelecimento de metas estratégicas para uma organização. 

Esse tipo de liderança envolve inspirar os funcionários de uma organização a perseguir e alcançar suas próprias metas para apoiar a organização e seus objetivos estratégicos. 

Demonstrar liderança organizacional requer um conjunto de habilidades específico que pode ser benéfico para muitos profissionais desenvolverem para se tornarem mais eficazes em suas funções. 

Neste artigo, definimos o que são habilidades de liderança organizacional, explicamos por que são importantes, descrevemos como melhorá-las e oferecemos dicas para praticá-las.

O que são habilidades de liderança organizacional?

As habilidades de liderança organizacional são as habilidades usadas para inspirar os indivíduos a atingir seus objetivos e apoiar os objetivos estratégicos da organização. 

Embora as habilidades exatas possam variar para cada pessoa, setor e organização, alguns exemplos dessas habilidades incluem:

Capacidade de influenciar os outros: 

Os líderes precisam entender como persuadir e influenciar os outros. 

Isso os ajuda a identificar o que motiva uma pessoa específica e aproveitar esse conhecimento para desenvolver confiança e inspirá-la a ter sucesso.

Comunicação: 

As habilidades de comunicação capacitam os líderes a compartilhar informações críticas, aprender mais sobre seus pares e desenvolver bons relacionamentos. 

Pode ser benéfico para os líderes serem extrovertidos.

Delegação: 

Os líderes devem evitar manter todo o trabalho para si e micro gerenciar os outros. 

Excelentes líderes entendem como delegar trabalho a outras pessoas, especialmente dando tarefas às pessoas com base no que elas mais gostam e têm sucesso.

Inteligência emocional: 

A inteligência emocional ajuda os profissionais a se entenderem e processarem suas próprias emoções. Os líderes podem enfrentar uma série de desafios durante suas carreiras, por isso devem ser capazes de regular suas emoções e responder adequadamente.

Praticidade: 

Embora seja benéfico para os líderes serem criativos e inovadores, também é importante que eles sejam práticos, especialmente ao desenvolver soluções para problemas. 

Os líderes organizacionais geralmente se concentram em fatos para pensar criticamente e determinar as melhores decisões baseadas em evidências.

Resolução de problemas: 

As habilidades de resolução de problemas permitem que os líderes avaliem suas opções e determinem a melhor solução.

Isso requer a realização de pesquisas, avaliando os resultados mais benéficos e escolhendo a maneira apropriada de resolver uma preocupação.

Autocontrole: 

Embora seja essencial que os líderes organizacionais mantenham uma abordagem proativa em seu trabalho, eles também entendem a importância de pausar, ouvir e pensar sobre suas tarefas. 

O autocontrole também pode ajudar no gerenciamento do estresse, o que pode beneficiar não somente o indivíduo, mas como toda a equipe.

Por que as habilidades de liderança organizacional são importantes?

A liderança organizacional afeta o desempenho e o sucesso de uma organização. 

É importante ter fortes habilidades de liderança organizacional para que você seja capaz de liderar outras pessoas de forma eficaz para gerar excelentes resultados para sua empresa e apoiá-la no alcance de seus objetivos. 

Os líderes geralmente criam um exemplo para os outros por meio de seu comportamento

Portanto, demonstrar excelentes habilidades pode fornecer aos funcionários uma boa orientação para modelar seu próprio comportamento. 

Como resultado, isso cria uma cultura empresarial mais forte e produtiva.

Como melhorar as habilidades de liderança organizacional

Listamos aqui algumas etapas que podem melhorar suas habilidades de liderança organizacional:

Avalie suas habilidades

Comece seu processo de desenvolvimento de habilidades avaliando suas habilidades atuais. 

Pense em suas habilidades e tendências naturais e considere realizar avaliações que forneçam resultados objetivos sobre seus níveis de habilidade técnica

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Isso pode permitir que você identifique seus pontos fortes e fracos e entenda o que focar em melhorar.

Busque treinamento para melhorar a sua liderança organizacional

Explore as opções de treinamento para melhorar suas habilidades

Considere buscar treinamento para desenvolver habilidades específicas por meio de cursos on-line, seminários ou materiais de leitura. 

Pratique suas habilidades

Procure oportunidades para desenvolver e praticar suas habilidades tanto pessoal quanto profissionalmente. 

Se você busca um diploma para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades, considere participar do aprendizado experimental. 

Esse método de aprendizado permite que você aplique suas habilidades em cenários práticos, ajudando você a se preparar para lidar com situações dentro de sua própria organização.

Como melhorar as habilidades de liderança organizacional

Leia, absorva e reflita sobre estas dicas para ajudá-lo a melhorar e praticar suas habilidades de liderança organizacional:

Desenvolva uma filosofia de liderança pessoal

Uma filosofia de liderança pessoal é um conjunto de princípios com os quais você se identifica pessoalmente e usa para orientar suas ações e decisões. 

Isso pode fornecer uma estrutura para aplicar para definir metas estratégicas e liderar outras pessoas. 

Para desenvolver sua filosofia, pense em suas expectativas, prioridades e valores e considere o que é importante para você.

Seja proativo em sua liderança organizacional 

Mantenha uma abordagem proativa para liderar sua organização. 

Desenvolver um plano estratégico permite que você pratique suas habilidades de liderança organizacional. Se ocorrer um desafio, implementar esse plano estratégico e manter a calma pode ajudar os outros a confiar em você e em suas habilidades.

Promover a comunidade

Crie um ambiente que promova um senso de comunidade e pertencimento. 

Tenha como objetivo garantir que cada funcionário entenda e se identifique com os objetivos estratégicos da organização. 

Isso pode ajudar a melhorar o engajamento dos funcionários e, como resultado, proporcionar benefícios à organização, como menores taxas de rotatividade e aumento da satisfação dos funcionários.

Entenda seu público

Os líderes organizacionais precisam conhecer bem as pessoas que estão liderando. 

Conheça cada funcionário ao máximo que puder e concentre-se em aprender sobre seus objetivos e o que os motiva. 

Isso pode ajudá-lo a melhorar sua produtividade e responsabilidade e inspirá-los a ter sucesso.

Incentivar a responsabilidade

A liderança organizacional combina o sucesso pessoal e compartilhado. 

Promova a responsabilidade entre sua equipe para garantir que cada pessoa tenha um senso de responsabilidade pelos projetos. 

Isso pode ajudar a evitar complicações ou desentendimentos entre sua equipe. Em vez disso, uma cultura de responsabilidade pode motivá-los a se concentrar em encontrar soluções, em vez de determinar quem culpar pelos problemas.

Peça feedback

O feedback é uma maneira eficaz de aprender sobre seu desempenho e possíveis áreas de melhoria. 

Peça aos funcionários que você lidera e a seus colegas na liderança para fornecer feedback sobre seu desempenho. 

Incentive-os a serem honestos sobre o que você faz bem e quais áreas você pode se beneficiar com a melhoria. Use esse feedback para adaptar sua abordagem.

Como a Holos pode impactar positivamente na liderança organizacional 

A Holos é uma empresa de tecnologia que atua na prevenção da saúde mental e bem-estar do colaborador. Além disso, oferece talks de desenvolvimento pessoal e profissional por meio de profissionais extremamente qualificados. 

Pensando nisso, terapias integrativas podem ser extremamente benéficas para esse desenvolvimento de lideranças, pois as práticas atuam diretamente no autoconhecimento e autodesenvolvimento, o que colabora para uma boa liderança. 

Grandes empresas como UNIMED, Anglo American e WebMotors contam com as práticas integrativas da Holos e possuem altas taxas de produtividade e uma excelente liderança em cada organização. 

Para saber mais sobre como as práticas integrativas impactam em uma organização, confira nosso Report do primeiro semestre de 2021. 

bem-estar