produtividade no home office

Produtividade no home office: dicas para melhorar seu desempenho

Essas dicas de produtividade no home office te ajudarão a criar o melhor ambiente para manter o foco e a eficiência.

Se você trabalha fora de casa ou remotamente, provavelmente já enfrentou dificuldades em algum momento com a infinidade de distrações e tentações que um escritório em casa oferece.

Há benefícios em trabalhar em casa, é claro: tempo de viagem reduzido, economia de gasolina e refeições, o conforto de trabalhar de pijama (ok, tente evitar esse).

Na verdade, trabalhar em casa pode resultar em maior produtividade – Workopolis descobriu em sua pesquisa que 90% das pessoas acreditam que o home office realmente as torna mais produtivas. 

Com certeza, pode ajudá-lo a alcançar esse equilíbrio indescritível entre vida profissional e pessoal.

Pode haver distrações, no entanto. O cachorro quer sair. A lavanderia precisa ser feita. Seus filhos/parceiros/vizinhos não entendem bem o conceito de que trabalhar em casa ainda funciona e você está encontrando seu tempo dividido entre realmente fazer as coisas e tentar evitar interrupções.

Então, como você pode tornar seu home office o espaço mais produtivo possível? Reavaliar o espaço do home office é um passo inicial. Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis para conseguir alcançar a produtividade no home office. 

Configure seu escritório para produtividade no home office

O primeiro passo é tentar ficar fora das áreas de tráfego e encontrar um canto tranquilo da casa, se possível. 

Pinte seu espaço com uma cor suave que você goste (o verde deve ser ótimo para a produtividade). 

Certifique-se de que seu espaço tenha uma janela e de preferência uma boa luz natural. Coloque plantas ou uma pequena fonte do lado de fora dessa janela, se possível, para dar a si mesmo algo que não distraia e seja tranquilo de se olhar. 

Crie espaço suficiente para que você possa ter tudo o que precisa para realizar seu trabalho facilmente.

Faça pausas regulares para ter maior produtividade no home office

Pode ser tão fácil se distrair trabalhando remotamente sem ter pausas. Não deixe que a culpa de trabalhar no prédio em que você dorme o impeça de tirar cinco minutos para relaxar.

No entanto, em vez de apenas abrir o YouTube e assistir a alguns clipes de conforto, use seus intervalos para se afastar de sua mesa. Faça uma caminhada, aproveite o ar fresco ou passe algum tempo com outras pessoas que também possam estar na casa.

Pausas, como fazer e almoçar, podem recarregar você para fazer um trabalho melhor. Não presuma que você precisa trabalhar 100% do tempo enquanto está em casa para ser mais produtivo.

Mantenha-se organizado e limpo

Dizem que um espaço desordenado leva a uma mente desordenada e, para a maioria das pessoas, esse ditado é verdadeiro. Simplificando, ter bagunça em seu espaço de trabalho pode variar de ser uma distração para alguns, até estressante para outros.

Portanto, certifique-se de não ter pilhas de roupas e pratos espalhados e trate sua mesa da mesma maneira que faria se estivesse fazendo dividindo sua mesa com outras pessoas em um escritório. 

Arrume-a no final de cada dia de trabalho e crie um amplo armazenamento de espaço para contas e outros documentos e itens relacionados ao trabalho.

A ergonomia é importante para ter produtividade no home office

Pode parecer óbvio, mas se você estiver desconfortável ou com dor, é improvável que você se sinta muito criativo ou seja o mais produtivo possível. 

É por isso que a ergonomia é tão importante. Investir em uma boa cadeira de mesa e uma configuração de mesa apropriada são cruciais. 

Fique confortável, mas não relaxado demais

Quando se trata de produtividade e criatividade, há uma linha tênue entre criar um ambiente livre de estresse e descontraído, mas ainda manter um nível de profissionalismo.

Trabalhar em sua cama provavelmente está levando o nível de relaxamento longe demais, mas garantir que a atmosfera do seu escritório em casa seja convidativa e confortável é fundamental. Isso evita também a fadiga

Assim como você faria se estivesse organizando sua mesa em um escritório comercial com objetos pessoais como fotos ou uma caneca favorita, há muito mais flexibilidade e potencial para se divertir com ele quando é seu próprio espaço em sua casa.

Faça pausas para evitar o cansaço ocular 

Isso parece pequeno, mas você ficaria surpreso com a diferença que pode fazer! É difícil lembrar de fazer isso regularmente, então faça um esforço real aqui e veja como funciona para você.

Reduza a fadiga ocular seguindo a regra 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe para algo a 20 metros de distância e segure-o por 20 segundos. Seus olhos e concentração irão te agradecer.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Trabalhe com propósito

Faça uma lista de tarefas que você precisa concluir todos os dias – e depois faça. 

Certifique-se de que tudo o que você precisa para realizar seu trabalho esteja disponível para você, seja em seu escritório ou no computador. Risque os itens da lista à medida que avança.

Pratique meditação

A meditação começa com a consciência. Não podemos mudar o que não percebemos. 

Ao se conscientizar de seus hábitos pessoais de trabalho e do estresse relacionado, você abre os olhos para áreas que precisam ser trabalhadas. 

A consciência traz clareza sobre o que podemos e não podemos controlar. 

A meditação pode ser tão simples quanto fechar os olhos e perguntar a si mesmo: ‘como estou me sentindo agora?’ Voltando a atenção para dentro com curiosidade aberta pode ser um ato profundo e de alívio do estresse.

Experimentação é a chave

De certa forma, um home office organizado e produtivo requer muita experimentação e um pouco de sorte antes que você consiga acertar. 

Você se verá experimentando novas tecnologias, organizações, processos e designs e equilibrando-os com seu orçamento para o escritório doméstico perfeito.

Pode ser demorado, mas ainda é um processo agradável observar como seu home office evolui.

Benefícios do home office 

Como sabemos há muito tempo, o home office tem uma série de vantagens para os trabalhadores. 

Estamos listando os melhores dos melhores benefícios de trabalhar em casa – alguns que você já conhece e outros que podem abrir ainda mais seus olhos para o impacto do trabalho remoto em empregadores, funcionários, economia e planeta.

Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, aumentando a produtividade no home office

Muitos trabalhos remotos também vêm com horários flexíveis, o que significa que os trabalhadores podem começar e terminar o dia como quiserem, desde que o trabalho esteja completo e leve a bons resultados. 

Esse controle sobre seu horário de trabalho pode ser inestimável quando se trata de atender às necessidades de sua vida pessoal.

Independência do local

Um dos benefícios consideráveis ​​do home office é ter acesso a um maior acesso de oportunidades de trabalho que não são limitadas pela localização geográfica.

Não ter um local de trabalho definido significa que trabalhadores totalmente remotos pré-pandemia também podem viajar e viver como nômades digitais enquanto têm uma carreira significativa. 

Maior possibilidade de inclusão

O trabalho remoto permite que as empresas adotem a diversidade e a inclusão contratando pessoas de diferentes origens socioeconômicas, geográficas e culturais e com diferentes perspectivas. 

Isso significa que pode ser um desafio quando o recrutamento é restrito a um local específico que nem todos desejam ou podem pagar para morar perto.

E ao contratar funcionários que podem trabalhar em casa nas comunidades onde se sentem mais confortáveis ​​e apoiados, as empresas optam por apoiar a diversidade, a comunidade e a família.

Isso aumenta a oportunidade de seguir seus objetivos de carreira sem ter que se preocupar em ir e voltar para um escritório. 

Maior impacto na sustentabilidade

O trabalho remoto apoia uma variedade de iniciativas de sustentabilidade, desde crescimento econômico e redução das desigualdades, até cidades sustentáveis, mudanças climáticas e consumo responsável.

Uma das maneiras mais rápidas e baratas de empregadores e funcionários reduzir sua pegada de carbono e afetar as mudanças climáticas é reduzir as viagens de passageiros. 

De fato, o mundo já está vendo poluição, congestionamento e tráfego marcadamente reduzidos durante a resposta à pandemia, e poder experimentar os resultados em primeira mão pode ser um impulsionador do trabalho remoto para todos os envolvidos.

Embora a pandemia possa ter sido o ponto principal para o inicio do trabalho remoto para muitos milhões de funcionários em todo o mundo, está longe de ser o único motivo para trabalhar em casa.

De fato, os benefícios de trabalhar em casa impactam tantas coisas em escala global que certamente se tornará o melhor caminho a seguir. E é pensando na sustentabilidade que a Holos atua com terapias integrativas de forma 100% online, garantindo saúde mental para todos. Para saber mais sobre o futuro do trabalho, leia nosso e-book sobre o tema!

bem-estar