Quando você pensa em descanso e relaxamento, qual imagem vem à sua mente? A de uma cidade interiorana, pacata; de uma cachoeira tranquila, em meio ao verde exuberante da natureza; ou a de uma rua movimentada do centro da cidade?
Em geral, busca-se as primeiras opções. Para quem vive uma rotina bastante movimentada, descansar em locais mais silenciosos é a escolha mais comum. Mas, por que a escolha do silêncio? Quais são os principais benefícios do silêncio?
A Holos propõe, aqui, uma reflexão sobre os benefícios do silêncio para a saúde mental – tanto a sua, quanto das pessoas que convivem com você. Vamos?
Quais os benefícios do silêncio?
Pretende-se, aqui, incluir as duas abordagens: tanto o silêncio no ambiente externo quanto internamente.
No ambiente externo, na maioria dos contextos, o silêncio permite maior concentração, conexão e compromisso com o momento presente, além da redução dos níveis de estresse e ansiedade.
O silêncio traz paz interior, que, por sua vez, é capaz de incentivar a criatividade, auto satisfação e bem-estar, tão importantes para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Além disso, produz a sensação de relaxamento e diminui o estresse.
Na medicina, alguns estudos indicam que o silêncio auxilia na regeneração de células cerebrais. Fisicamente, também é possível observar outros indícios de benefícios, tais como o conhecimento do próprio corpo, redução de dores com causas emocionais, entre outros.
De acordo com o CicloVivo, o estudo sobre o silêncio começou quando perceberam o quanto a poluição sonora atinge o ser humano. As descobertas a respeito do barulho intenso entre estradas, centros urbanos, aeroportos e tantos outros estava relacionada ao surgimento de problemas de saúde como pressão alta, doenças cardíacas e perda auditiva.
O silêncio permite que você consiga se ouvir
Através do silêncio, consegue-se ter acesso mais pleno e claro aos próprios pensamentos, sentimentos, emoções, reações físicas e psíquicas. Nele, percebemos nossas dores, forças e fraquezas.
A quietude traz consigo a possibilidade de evoluir a consciência sobre o próprio corpo, mente e alma, fazendo com que os pensamentos e ações deixem de ser automáticos e passem a ser percebidos e executados com mais clareza. Isso permite o progresso do autoconhecimento – fundamental na busca pela saúde mental.
Muitos estudos científicos comprovam que a prática do silêncio é extremamente benéfica para a saúde. De acordo com Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), “a ausência de estímulos ativa o que chamamos de rede de modo padrão: um conjunto de conexões neurais relacionadas ao processamento de memórias e emoções.” Ou seja, ao se conectar com si mesmo, o cérebro entra em repouso e amplia a capacidade para lidar com problemas, processar novos conhecimentos e relaxar seu corpo.
O silêncio permite que você ouça os outros
Esse é, sem dúvidas, um lembrete muito importante durante o Setembro Amarelo. Ao longo de todo o mês são feitas discussões sobre a prevenção do suicídio, e muito se fala também sobre a importância da escuta atenta e gentil como uma poderosa ferramenta para a redução dos casos de suicídio.
É valoroso ponderar que, nos casos dos sofrimentos mentais, a escuta de um profissional é sempre a mais recomendada. Alguém capacitado saberá conduzir o diálogo sem preconceitos e julgamentos, que são muito comuns na escuta amadora.
Por qualquer caminhada que seja escolhido, a melhor sugestão é desacelerar para aumentar a conexão com si mesmo e com os outros. “Quando a mente trabalha no automático, você perde a capacidade de viver o que está acontecendo e de escolher como agir em cada situação. O mais comum é reagir por impulso”, diz o irlandês Stephen Little, diretor do Centro de Vivência em Atenção Plena, em São Paulo. Para ele, ter pausas silenciosas durante o dia podem ter efeitos extremamente benéficos, auxilia a enxergar o novo e também a ouvir mais os outros e entender o que realmente estão dizendo.
“Mas ficar em silêncio é tão difícil…”
Muitas pessoas têm dificuldade de se manter em silêncio ou se isolar por um determinado tempo, e isso é normal! A familiaridade com a prática vem com o tempo.
“Ficar em silêncio coloca você em contato com suas emoções, muitas delas negativas, e permite domesticá-las para que não tomem conta da mente. O silêncio se choca com nossa necessidade de sermos vistos e ouvidos. É por isso que muita gente se sente pouco à vontade quando precisa permanecer calada”, disse à Vogue a monja budista francesa Kankyo Tannier, autora do livro A Magia do Silêncio (editora Sextante).
Uma alternativa bastante interessante para quem se encontra nessa situação, é procurar fazer, em algum momento do dia, um pequeno intervalo para meditação. Existem aplicativos e outros recursos para meditação guiada, a qual dura poucos minutos.
Com isso, você passa a inserir a prática de meditação e atenção plena em sua rotina, e aos poucos pode evoluí-la – em tempo e em qualidade-, na medida em que se sentir à vontade!
Os benefícios do silêncio podem fazer com que um turbilhão de sentimentos seja sentido de forma mais leve, fazendo com que você passe a pensar e agir de forma mais consciente e menos impulsiva frente a situações de estresse ou emocionalmente negativas.
Experimente silenciar-se por alguns instantes, priorizar a escuta e praticar meditação, com certeza sua mente irá te agradecer.
Pratique o silêncio na área corporativa
É comprovado o quão benéfico é o silêncio para o ser humano. Para isso, a meditação, o yoga e outras formas de terapias holísticas auxiliam na conexão com si mesmo, o que aumenta a concentração, produtividade e faz com que o autoconhecimento se torne uma ótima ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
A Holos é uma health tech que atua há mais de três anos no ramo de terapias holísticas, e atualmente está trabalhando com médias e grandes empresas como a VALE, UNIMED-BH, CEMIG, WebMotors, SoftwareONE e Anglo American para programas mensais de bem-estar, SIPAT e eventos.
Oferecemos salas de terapias coletivas, como meditação, yoga, reiki, palestras com psicólogos, além de outras terapias individuais. Também fazemos análise do programa de bem-estar, gerenciamento das sessões e engajamento dos colaboradores com as práticas. Todos os nossos serviços são realizados por terapeutas qualificados, com anos de experiência e já trabalharam no mercado corporativo.
Quer levar o nosso serviço para a sua empresa? Entre em contato pela nossa página de soluções.