O que é qualidade de vida para você

O que é qualidade de vida para você?

Já parou para pensar em como a qualidade de vida é um conceito difícil de explicar? Para alguns, o termo está diretamente associado à saúde, para outros, se relaciona com a carreira e estabilidade financeira, e por aí vai.

Existe uma definição geral, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual indica que a qualidade de vida se relaciona à “percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

A partir dessa definição, claramente mais ampla, é possível perceber que entender que esse conceito pode ser entendido de forma mais multidisciplinar, genérica e holística.

Qualidade de vida pode ser diferente para cada pessoa?

A resposta é: sim!

Tal como preconizado na definição feita pela OMS, a percepção sobre qualidade de vida perpassa, inevitavelmente, pela subjetividade de cada indivíduo. Isso acontece pois, por envolver as mais diversas dimensões da vida de cada um, depende do nível de prioridade que cada um estabelece para cada uma dessas dimensões.

Em geral, envolve o equilíbrio entre os aspectos que o indivíduo considera mais relevantes para que se sinta bem, feliz e realizado. Por isso, as compreensões acerca da qualidade de vida podem ser tão variáveis.

Quais são os principais pilares da qualidade de vida?

Alguns pilares, via de regra, fazem parte do senso comum e do entendimento intuitivo de qualidade de vida: associa-se ao bem estar, à saúde e a satisfação com o ambiente ao redor – seja familiar ou no trabalho.

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

A saúde

É um dos fatores que mais influencia a percepção de qualidade de vida e, por alguns, são até considerados sinônimos. Tal impressão encontra justificativa no fato de que, sem saúde, fica mais difícil alcançar as outras dimensões do bem estar.

Aqui, é importante mencionar que saúde envolve as dimensões físicas e psíquicas, pois ambas são capazes de influenciar na compreensão e concepção que cada um tem sobre a própria qualidade de vida.

Vale lembrar, então, a importância de se manter hábitos saudáveis como a alimentação adequada, prática de exercícios físicos, meditação, entre outros, para a manutenção da saúde e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Os relacionamentos

As pessoas com quem nos relacionamos podem influenciar de forma muito significativa a qualidade de vida. O contexto familiar, círculo de amigos e mesmo os relacionamentos amorosos são, para muitos, pilar fundamental para manter o nível de satisfação com a vida e felicidade.

Por isso é tão importante escolher boas companhias – sempre que for possível -, de forma a estimular o crescimento pessoal e aproveitar melhor cada momento.

O lado financeiro e profissional

A sensação de realização profissional, em geral, influencia muito na percepção de qualidade de vida de cada um. Esse contexto envolve a satisfação com a função que é desempenhada, o ambiente de trabalho, o reconhecimento dos esforços, e diversas outras variáveis.

A sensação de ser produtivo e fazer algo que de fato importa, para quem quer que seja, é um dos grandes fatores que influenciam o bem estar no âmbito profissional.

Esses são apenas alguns dos principais pontos levados em consideração quando pensamos em qualidade de vida. A definição, no fim das contas, dependerá da individualidade de cada um e sua percepção de prioridadesDessa forma, cabe a você analisar quais aspectos da sua vida são mais importantes e, assim, definir o que merece atenção mais especial na busca por melhoria da qualidade de vida!

Para você, o que é fundamental para que você se sinta bem?  Conta pra gente nos comentários!

bem-estarPowered by Rock Convert