Meditação: Caminha e o caminho se abrirá

Meditação: Caminha e o caminho se abrirá

“Caminha e o caminho se abrirá.”

Vi este dito sábio uma vez e nunca mais o esqueci.

Uso-o em vários momentos da vida, em especial aqueles de incerteza, quando preciso dar um passo no escuro, sem saber se algo dará certo ou não. Nesses momentos, lembro-me, também, de que certo ou errado são apenas conceitos e que, em nossa concepção, consideramos que “deu certo” quando algo saiu parecido com o esperado.

Esse é um dos motivos de estarmos frustrados com certa frequência, afinal, na maioria das vezes, as coisas não saem exatamente da forma como imaginamos.

Às vezes, iniciamos um projeto com determinada intenção e, de repente, ele toma um rumo totalmente fora de nossas expectativas. Mas isso não quer dizer que deu errado. Muito pelo contrário, isto pode mudar o trajeto de muitas coisas em nossa vida, senão de nossa vida inteira. Quem nunca passou por algo assim?

Um bom exemplo disso foi minha história com a massagem. Minha expectativa era apenas aprender suas técnicas e compreender seus aspectos energéticos.

Massagem e a meditação

No entanto, para minha surpresa, foi através do curso de massagem que tive contato com a meditação pela primeira vez e mais, sob um olhar totalmente diferente do que imaginava.

Meus conceitos sobre meditação eram totalmente diferentes da forma como entendo hoje.

Para mim, a meditação era uma prática somente a ser realizada em ambiente de total silêncio, em posição de lótus, totalmente imóvel e de preferência com um bom incenso queimando. Foi com a massagem que descobri um novo conceito de meditação, mais amplo e presente a qualquer momento em qualquer situação.

Um novo olhar sobre a meditação

Na forma como compreendo, hoje, a meditação não é um ato. É um estado natural, sem esforço e sempre presente.

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Inclusive, o esforço de meditar já acontece dentro da meditação em si, dentro desse estado natural, assim como acontece a massagem e tudo mais.

Voltar a atenção para isto que está sempre presente, que aqui chamo de meditação, foi a maior joia que o curso de massagem me trouxe. Maior até que a própria massagem em si, pois trouxe um novo olhar sobre a vida.

Na massagem, inclusive, a meditação teve um papel fundamental, pois permitiu que o trabalho se desenrolasse com mais fluidez, mais tranquilidade e confiança. Aprendi que dessas qualidades surge a coragem de iniciar um movimento, mesmo sem saber o que virá.

Muitas vezes, inicio a massagem nesse estado de espírito. Os movimentos começam a se desenrolar e a sequência pré-programada toma outro rumo diferente, ainda mais belo.

E o que tenho aprendido com a massagem sendo desenvolvida desta forma tem se refletido em toda vida.

Através deste belo trabalho, percebo cada vez mais como o nível de entrega e confiança torna-nos menos controladores e menos frustrados com o que a vida nos apresenta ou para onde nos leva.

Tudo está em seu devido lugar! E aquilo que é para acontecer acontece!

Havendo esta compreensão tudo se torna, de certa maneira, desfrutável, deleitável pela simples experiência em si. Fica claro que, melhor do que tentar traçar um caminho é ver que ele se faz por si mesmo, a cada passo dado, a cada momento.

bem-estarPowered by Rock Convert