Um dos temas mais discutidos e falados desde o início da pandemia é saúde mental. Mas, porque ele começou a ser tão discutido só após o começo do isolamento social?
A saúde mental no trabalho e o bem-estar dos colaboradores foram alguns dos temas mais sensíveis para os profissionais de Recursos Humanos e o motivo maior disso foi o quanto a pandemia afetou a saúde de todos ao redor do mundo.
Uma pesquisa da Mental Health Association of Hong Kong identificou que 87% dos funcionários sofreram com o estresse no trabalho nos últimos meses.
Diante do desconhecido, das incertezas e medos que a pandemia gerou, a consequência foi que a busca por informações sobre termos como: saúde mental, ansiedade, depressão e similares foi o maior em 16 anos.
No Brasil, o país mais ansioso do mundo, consta uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em que a ansiedade é o transtorno mais comum e que 86,5% dos participantes do estudo afirmaram que se sentem mais ansiosos desde o começo da pandemia.
Antes da pandemia da COVID-19 uma empresa ideal seria aquela que oferecesse benefícios como vale-refeição, transporte, plano de saúde entre outros que cuidasse apenas da saúde física.
Devido à mudança brusca que o mundo sofreu frente à nova realidade, ficou claro que o que importa em uma empresa é o cuidado da saúde mental do colaborador e as ações que são oferecidas a eles para cuidarem de si, além de uma boa cultura corporativa.
Estudos comprovam que os distúrbios mentais e emocionais em sua maioria são mais prejudiciais que os físicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 560 milhões de pessoas convivem com algum transtorno mental, gerando US $1 trilhão por ano em perda de produtividade.
Por esses motivos é possível perceber que cada vez mais o assunto de saúde mental tem sido mais discutido nas empresas e que é essencial investir no bem-estar de seus colaboradores. Com isso, iremos falar mais sobre saúde mental nas corporações e listamos 7 ações de saúde mental, promovidas pela Holos, nas empresas UNIMED-BH, CASU e SERVIER para você se inspirar.
Mas, em primeiro lugar, o que é saúde mental?
A saúde mental está diretamente ligada a como uma pessoa reage frente às dificuldades da vida, como ela lida com seus desejos, capacidades, ideias, emoções e ambições. Ter saúde mental é conseguir estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitando e reagindo da melhor forma perante as exigências que a vida propõe.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções.
Porque as empresas devem valorizar a saúde mental
A valorização da saúde mental nas empresas é uma atitude recente e que tem um longo caminho a ser percorrido para atingir todas as organizações. A necessidade de cuidar do colaborador fisicamente e emocionalmente durante o período de trabalho cabe a organização e a equipe do RH, o que ficou muito claro desde o começo da pandemia.
A importância de cuidar da saúde mental e bem-estar do colaborador é evidenciada, pois, uma empresa somente existe por conta do trabalho humano. Cuidar do maior ativo de uma empresa é cuidar do colaborador e de suas necessidades.
Valorizar os sentimentos dos funcionários e suas necessidades são importantes para que a produtividade, motivação, engajamento e bem-estar sejam frequentes e por consequência resulte em frutos positivos para a empresa, aumentando a receita e podendo assim atingir novas pessoas, e recrutar novos talentos.
Como auxiliar no cuidado com a saúde emocional nas empresas
A maioria das empresas tem desenvolvido projetos, iniciativas e maneiras de cuidar da saúde mental dos colaboradores e algumas ações simples podem ser tomadas para que a manutenção e prevenção da saúde mental dos colaboradores seja feita.
- Criação de um ambiente positivo baseado numa cultura emocional
- Desenvolvimento de uma liderança que valoriza o colaborador e suas necessidades
- Entender o processo de cada colaborador e o ajudar com isso
- Permitir flexibilidade no trabalho
- Ofereça benefícios para cuidar da saúde mental e física
Além dessas ações podemos citar algumas outras que foram desenvolvidas nas empresas UNIMED-BH, CASU e SERVIER e que foram realizadas pela Holos com o objetivo de melhorar a saúde mental e emocional dos colaboradores. Confira algumas ações que essas empresas fizeram:
Meditação
A meditação é uma prática comprovada que permite guiar a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a produtividade no trabalho ou estudos.
A UNIMED-BH, uma das empresas mais respeitadas do país, investe em 3 salas de meditação semanalmente para o aumento do bem-estar, produtividade e foco de seus colaboradores.
Talks
Os Talks são salas com palestras ou treinamentos que são escolhidos geralmente pelos gestores que buscam aumentar o engajamento dos colaboradores na empresa com temas que contribuem para o crescimento pessoal e profissional. A SERVIER faz o uso dessa técnica 2 vezes por semana e comprova, o engajamento e motivação dos colaboradores aumentaram consideravelmente.
Rodízios de práticas — pilates, reiki, musicoterapia e yoga
O rodízio de práticas é uma ação na qual os próprios colaboradores decidem o que querem fazer no dia. Aqui listamos quatro que são bem recorrentes pela SERVIER:
Pilates
O pilates é uma técnica que visa trabalhar a conexão entre mente e corpo como um só, melhorando a consciência corporal e assim promovendo outros benefícios no corpo.
Reiki
O reiki é uma terapia integrativa na qual o terapeuta utiliza suas mãos para canalizar a energia vital universal a fim de restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional, além de regularizar funções vitais do colaborador.
Musicoterapia
A musicoterapia é o encontro entre a arte e a saúde na qual promove comunicação, expressão e aprendizado. A técnica visa empoderar e possibilitar o engajamento e organização essenciais para que o indivíduo tenha plena capacidade de enfrentar os desafios da vida.
Yoga
O yoga é uma prática milenar que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, dores no corpo, ansiedade, além de promover condicionamento físico e melhora no equilíbrio. A técnica promove o bem-estar e saúde a quem a pratica.
Eventos
Os eventos são organizados a partir da definição de um tema ou ação a serem feitas pela empresa. A CASU, por exemplo, realizou vários eventos para aumentar o engajamento dos colaboradores e os temas foram variados como: Evento de secretárias da CASU, que foi um encontro para falar sobre o autocuidado, Novembro Azul para falar sobre a saúde integral e auto cuidado com o homem e o evento sobre a Força do Desejo Feminino, realizado no dia das mulheres, para falar com as colaboradoras da empresa.
Sentiu que sua empresa precisa de ações integrativas para aumentar o engajamento, saúde mental e bem-estar de seus colaboradores? Entre em contato conosco para entender mais sobre nossas soluções e como aplicar em sua empresa!