Quando se trata de felicidade e sucesso na vida, a inteligência emocional é essencial.
Inteligência emocional (também conhecida como quociente emocional ou QE) é a capacidade de compreender, usar e gerenciar suas próprias emoções de maneira positiva para aliviar o estresse, comunicar-se com eficácia, ter empatia com os outros, superar desafios e neutralizar conflitos.
A inteligência emocional ajuda na construção de relacionamentos mais fortes, sucesso no trabalho e como também facilita alcançar objetivos profissionais e pessoais. Também pode ajudá-lo a se conectar com seus sentimentos, transformar intenção em ação e tomar decisões informadas sobre o que é mais importante para você.
A inteligência emocional é geralmente definida por quatro pontos:
Autogerenciamento – você é capaz de controlar sentimentos e comportamentos impulsivos, administrar suas emoções de maneira saudável, tomar iniciativas, cumprir compromissos e se adaptar às novas circunstâncias.
Autoconsciência – você reconhece suas próprias emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamento. Você conhece seus pontos fortes e fracos e tem autoconfiança.
Consciência social – você tem empatia. Você pode compreender as emoções, necessidades e preocupações de outras pessoas, captar pistas emocionais, sentir-se confortável socialmente e reconhecer a dinâmica de poder em um grupo ou organização.
Gestão de relacionamento – você sabe como desenvolver e manter bons relacionamentos, comunicar-se com clareza, inspirar e influenciar os outros, trabalhar bem em equipe e gerenciar conflitos.
Porque a inteligência emocional é tão importante?
Não são as pessoas mais inteligentes que tem mais sucesso ou são as mais realizadas na vida. Você provavelmente conhece pessoas que são academicamente brilhantes, mas são socialmente ineptas e malsucedidas no trabalho ou nos relacionamentos pessoais.
A habilidade intelectual ou seu quociente de inteligência (QI) não é suficiente por si só para alcançar o sucesso na vida. Sim, seu QI pode ajudá-lo a entrar na faculdade, mas é o seu QE que o ajudará a controlar o estresse e as emoções ao enfrentar os exames finais. IQ e EQ existem em conjunto e são mais eficazes quando se complementam.
Quais aspectos da vida a inteligência emocional afeta
Desempenho no trabalho
Alta inteligência emocional pode ajudá-lo a navegar pelas complexidades sociais do local de trabalho, liderar e motivar outras pessoas e se destacar em sua carreira. Na verdade, quando se trata de avaliar candidatos importantes para o emprego, muitas empresas agora consideram a inteligência emocional tão importante quanto a capacidade técnica e empregam testes de QE antes de contratar.
Saúde física
Se você não consegue controlar suas emoções, provavelmente também não está controlando seu estresse. Isso pode levar a sérios problemas de saúde.
O estresse descontrolado aumenta a pressão arterial, suprime o sistema imunológico, aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames, contribui para a infertilidade e acelera o processo de envelhecimento. O primeiro passo para melhorar a inteligência emocional é aprender a controlar o estresse.
Saúde mental
Emoções descontroladas e estresse também podem afetar sua saúde mental, tornando-o vulnerável à ansiedade e à depressão. Se você for incapaz de compreender, se sentir confortável ou gerenciar suas emoções, também terá dificuldade em formar relacionamentos fortes. Isso, por sua vez, pode fazer com que você se sinta solitário e isolado e agravar quaisquer problemas de saúde mental.
Relacionamentos interpessoais
Ao compreender suas emoções e como controlá-las, você é mais capaz de expressar como se sente e entender como os outros estão se sentindo. Isso permite que você se comunique com mais eficácia e construa relacionamentos mais fortes, tanto no trabalho quanto em sua vida pessoal.
Inteligência social
Estar em sintonia com suas emoções serve a um propósito social, conectando você a outras pessoas e ao mundo ao seu redor. A inteligência social permite que você reconheça amigo de inimigo, avalie o interesse de outra pessoa por você, reduza o estresse, equilibre seu sistema nervoso por meio da comunicação social e se sinta amado e feliz.
Porque a inteligência emocional é importante no local de trabalho?
Porque a inteligência emocional é uma habilidade tão valorizada no local de trabalho? De acordo com uma pesquisa com gerentes de contratação, quase 75% dos entrevistados sugeriram que valorizavam o QE de um funcionário mais do que seu QI.
A inteligência emocional é amplamente reconhecida como uma habilidade valiosa que ajuda a melhorar a comunicação, o gerenciamento, a solução de problemas e os relacionamentos no local de trabalho. É também uma habilidade que os pesquisadores acreditam que pode ser melhorada com treinamento e prática. Pessoas com inteligência emocional conseguem:
- Tomar melhores decisões e resolver problemas;
- Manter a calma sob pressão;
- Resolver conflitos;
- Ter mais empatia;
- Ouvir, refletir e responder às críticas construtivas.
Os benefícios da inteligência emocional
A pesquisa publicada no American Journal of Pharmaceutical Education provou que uma forte propensão na inteligência emocional aumenta a capacidade de tomar decisões assertivas, construir e manter relacionamentos colaborativos, lidar efetivamente com o estresse e lidar em maior grau com as mudanças constantes. Além disso, permite ao indivíduo não apenas ter um bom desempenho no local de trabalho, mas também realizar várias outras metas e objetivos em sua vida.
Melhora na gestão
A inteligência emocional também é essencial para a gestão de conflitos no local de trabalho, o que envolve conseguir ajudar outras pessoas em situações tensas, trazendo diálogos com tato à tona e definindo soluções que todos podem endossar.
Os líderes que dedicam tempo para entender as diferentes perspectivas trabalham no sentido de estabelecer um meio-termo para as divergências. Prestando atenção em como os outros respondem uns aos outros, é possível tentar ajudar as pessoas a se sentirem ouvidas, o que, por sua vez, as ajudará a estar mais dispostas a fazer alterações necessárias.
Auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional
A inteligência emocional no local de trabalho começa de dentro para fora com cada indivíduo. Envolve reconhecer vários aspectos de seus sentimentos e emoções e dedicar algum tempo para trabalhar os elementos de autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.
A partir disso fica claro o quanto a inteligência emocional é importante não somente no ambiente de trabalho, como também na vida pessoal de cada indivíduo. A inteligência emocional pode ser trabalhada por meio de práticas como meditação, mindfulness, yoga e principalmente, terapia.
Cuidar da nossa saúde mental, ter momentos dedicados ao autocuidado e autoconhecimento garantem uma vida mais tranquila, com mais bem-estar e com relações mais leves.
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