Uma ótima cultura organizacional é a chave para desenvolver as características necessárias para o sucesso do negócio.
A cultura organizacional inclui a visão, valores, normas, sistemas, símbolos, linguagem, suposições, crenças e hábitos da organização. Em termos simples, a cultura organizacional é “a maneira como as coisas são feitas na empresa”.
Enquanto as definições de cultura expressam como funciona no local de trabalho, outras definições enfatizam os componentes comportamentais dos colaboradores e como a cultura organizacional influencia diretamente os comportamentos dos funcionários dentro de uma organização.
Sob esse conjunto de definições, cultura organizacional é um conjunto de premissas compartilhadas que orientam o que acontece nas organizações, definindo o comportamento apropriado para várias situações.
A cultura organizacional de uma empresa representa sua imagem pública e reputação. As pessoas supõem sobre os negócios com base em suas interações dentro e fora da empresa.
Uma cultura organizacional fraca pode fazer com que clientes hesitem na hora da tomada de decisão quando associada a marca. Uma forte identidade de marca, com uma cultura bem estruturada tende a atrair mais empresas e candidatos a empregos com valores semelhantes que apoiem sua missão.
A cultura organizacional afeta a maneira como as pessoas e grupos interagem entre si, com os clientes e com as partes interessadas. Além disso, a cultura organizacional pode influenciar o quanto os funcionários se identificam com sua organização.
Isso fica claro quando avaliamos a pesquisa do Built In, na qual 88% dos colaboradores acreditam que uma forte cultura organizacional na empresa é a chave para o sucesso dos negócios.
Como a tecnologia continua a confundir os limites entre a casa e o escritório, os funcionários procuram seus empregadores em busca de ajuda para encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Entender isso como empregador é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho positivo e produtivo para os trabalhadores.
Mas, quais são as ações tangíveis que as organizações podem fazer para promover o tipo de ambiente de trabalho que deixa os funcionários felizes por estarem lá e felizes por ficarem?
Com base no 17º Estudo Anual de Tendências de Benefícios para Funcionários dos Estados Unidos da MetLife, publicado em 2019, a chave é adotar uma abordagem “holística” da cultura corporativa que é valorizar o colaborador como um todo, profissional e indivíduo, além de oferecer benefícios e oportunidades para crescimento de cada um.
Embora os elementos de uma cultura corporativa vencedora variem entre as empresas, um fato permanece: uma cultura corporativa forte é essencial para o bem-estar dos colaboradores.
O que é uma cultura organizacional holística?
Como percebemos, a cultura organizacional é extremamente importante para o bom desenvolvimento dos colaboradores e o ajuste das estratégias. Os benefícios de uma cultura estruturada são muitos, pois permite aos colaboradores compreender a personalidade da empresa, gerando assim uma identidade de valores.
Para se considerar uma empresa com uma cultura organizacional holística, todos devem ter o conceito e a visão global da empresa, e compreender todos os processos que ocorrem no dia a dia da organização.
O que é realmente importante na cultura holística é que todos devem se conectar uns com os outros e entender que os processos de cada um na empresa têm um impacto significativo. Holos significa inteiro/todo, assim como uma empresa deve ser para atingir a alta performance.
Portanto, a comunicação entre as regiões é muito importante porque ajuda a determinar o papel de cada pessoa dentro do todo e melhorar o clima organizacional na empresa.
Nesse sentido, uma visão holística ajuda os colaboradores a entender melhor suas responsabilidades e atitudes em relação a toda a empresa. Além de poder formar uma visão estratégica única para a empresa, os colaboradores e as operações da equipe, essa visão é muito benéfica no sentido de estimular uma boa cultura de gestão e liderança.
Como o holístico pode trazer benefícios para sua empresa
O maior benefício de se implantar a cultura organizacional holística é aumentar o entusiasmo, a produtividade e o crescimento profissional dos colaboradores, pois ao se tornar realmente parte da organização e ter sua saúde mental em dia, o profissional observará mais suas atitudes e produzirá com maior qualidade, além de melhor foco na organização, os resultados do seu trabalho.
Quando o colaborador se sente subestimado, dificilmente ele irá se manter na empresa. De acordo com a Tiny Pulse, 21,5% dos colaboradores que não se sentem reconhecidos quando realizam um bom trabalho geralmente procuram um novo emprego em comparação com apenas 12,4% que se sentem reconhecidos no ambiente de trabalho.
Os funcionários precisam de aliados e os líderes podem desempenhar esse papel criando um local de trabalho que não apenas reconheça os funcionários de forma holística, mas também os apoie dessa forma. Que proporcione experiências enriquecedoras, uma cultura de aceitação e orientação que ajude os funcionários a alcançar seus objetivos individuais.
Com isso, podemos ter os seguintes insights:
- Quando os colaboradores são apoiados como indivíduos, eles ficam mais engajados;
- Encontrar um propósito no trabalho não é linear;
- A tecnologia está impulsionando um novo modo para o treinamento de novos talentos;
- Carreiras flexíveis estão remodelando o local de trabalho.
Embora os desafios e oportunidades apresentados por cada um desses insights não possam ser resolvidos da noite para o dia, há um tema que permeia: os empregadores precisam pensar sobre a vida e as necessidades dos funcionários de forma holística, ou seja, é preciso entender que o sistema inteiro influencia a forma como as partes se comportam. Isso significa que essas pessoas, organismos, organizações devem ser entendidas de forma integral.
A visão holística que se aplica a empresas e organizações envolve a visão global da empresa, não a soma de seus campos e departamentos. Nessa perspectiva, todos os seus elementos, atividades e estratégias são entendidos como um todo. Esses fatores são vistos como engrenagens em grandes sistemas, portanto, um depende do outro para ser mais eficaz.
Como a Holos contribui para uma cultura organizacional holística na sua empresa
A Holos tem como objetivo impactar vidas de uma forma positiva, transformando a rotina e cuidando da saúde mental e do bem-estar de cada um de nossos parceiros. Assim sendo, nossas soluções impactam diretamente na cultura organizacional da empresa, do cuidado aos colaboradores e da harmonia no ambiente corporativo.
No total, a Holos oferece mais de 20 técnicas de cuidado com a saúde mental, envolvendo meditação, reiki, musicoterapia, conversação, yoga, pilates laborais e thetahealing, todas ministradas por profissionais capacitados que possuem experiência no ambiente corporativo e que cuidam do bem-estar de cada colaborador.
Inserir técnicas de terapias holísticas no ambiente corporativo muda significativamente a rotina do colaborador, trazendo um maior engajamento, produtividade, motivação, foco e saúde. Uma cultura organizacional estruturada com o holístico contribui não somente para a saúde dos colaboradores como traz inúmeros benefícios para toda a empresa, incluindo uma maior atração e retenção de talentos.
Com as soluções da Holos é possível transformar o ambiente corporativo em um lugar mais saudável e produtivo. E para saber mais sobre nossas soluções e como implantar técnicas holísticas na sua empresa, entre em contato conosco!