Com certeza, você já entrou em algum lugar e teve a sensação que o clima não estava muito agradável. Você pode até não perceber naquele exato momento, mas é certo que houve um motivo para você se sentir dessa forma. E a questão é que nas empresas também é assim.
Desavenças com a liderança, comunicação com ruídos, competição forçada e falta de união do time são fatores que caracterizam um clima organizacional tóxico e capaz de deixar qualquer um doente.
Porém, como esse está longe de ser o cenário esperado por um profissional de Recursos Humanos, veja a seguir, como transformar o clima organizacional da sua empresa!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é um reflexo do nível de harmonia, respeito e empatia existentes entre todos aqueles que convivem dentro de um ambiente de trabalho. Na presença desses itens, o resultado é um clima agradável, mas, caso haja a falta deles, ele pode se tornar hostil.
De forma prática, sabe aquela ideia de que o ambiente em que você se encontra pode influenciar a sua saúde mental, atraindo más energias? É verdade. Um clima organizacional ruim pode provocar altos níveis de estresse, ansiedade e tensão nas pessoas, sendo capaz de levá-las a uma síndrome de Burnout, por exemplo.
Indicador do ânimo de todos os colaboradores, um bom clima organizacional é capaz de auxiliar na retenção de talentos e diminuir a rotatividade. Mas, para isso, o trabalho do RH é essencial na realização de pesquisas de clima, capazes de ressaltar os pontos fortes e fracos da empresa, além do nível de motivação dos colaboradores, qualidade de vida etc.
Aqui, também é importante não confundir o significado de clima organizacional com cultura organizacional. Enquanto o primeiro representa a forma como os colaboradores se sentem quanto ao ambiente de trabalho, a segunda corresponde à união e prática diária da missão, visão e valores da empresa.
Por que investir na melhoria do clima organizacional?
Além da melhoria da saúde mental dos colaboradores, os resultados de um investimento adequado no clima organizacional são o aumento dos seguintes fatores nos colaboradores:
- motivação;
- produtividade;
- engajamento;
- valor percebido;
- satisfação.
Sendo assim, o clima organizacional agradável é uma forma de cuidar do employer branding e, então, favorecer a contratação de profissionais com perfil ideal para a organização, reduzindo:
- custos com processos seletivos;
- absenteísmo;
- turnover;
- presenteísmo.
Assim, além de investir no bem-estar dos recursos mais importantes, que são os humanos, você fortalece a marca da empresa, sai na frente dos concorrentes, garante os melhores profissionais do mercado e conquista o seu público-alvo.
Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?
Como você viu, o clima organizacional é capaz de impactar diversas frentes do seu negócio. Por isso, como profissional que se importa com a qualidade de vida das pessoas ao seu redor, não deixe de conferir as dicas a seguir e aplicá-las na otimização do seu ambiente de trabalho.
1. Cuidando das lideranças
Cuidar das lideranças é o primeiro passo para ter um ambiente saudável. Afinal, essas pessoas são encarregadas de guiar seus liderados e serem seus grandes espelhos. Portanto, se elas conseguem manter o equilíbrio, o respeito, a empatia e a comunicação assertiva, por exemplo, dentro do seu time, outras pessoas certamente se inspirarão nesse comportamento.
Para isso, proponha treinamentos, permita o acesso a cursos e faça com que esses líderes também se sintam acolhidos e entendam que já alguém cuidando deles, assim como eles cuidam de seus liderados.
2. Proporcionando autonomia
Em um ambiente de trabalho com clima organizacional favorável, o microgerenciamento não entra. Isso porque, para que as pessoas consigam se manter criativas, produtivas e inovadoras, é necessário ter espaço e autonomia para isso. Sendo assim, cuide para que cada um dos seus funcionários possa ter a liberdade de se desenvolver, criar sua própria rotina e implementar ideias novas em seu dia a dia.
3. Garantindo infraestrutura
Ter todos os equipamentos essenciais para conseguir desempenhar o seu trabalho, poder recorrer ao auxílio de colegas e contar com o líder em momentos desafiadores é a base para que um profissional se sinta satisfeito em uma empresa.
Portanto, verifique se as necessidades básicas dos seus colaboradores estão sendo atendidas, se eles se sentem confortáveis para aproveitar tudo o que é oferecido e se não faltam insumos para que consigam desempenhar suas funções.
4. Pensando no desenvolvimento
Não basta captar talentos. Se você não os desenvolve e os incentiva, o clima da empresa passa a ser de frustração e estagnação. E não é isso que você quer, certo? Portanto, tenha sempre em mente táticas e projetos em andamento que proporcionem entrega de conhecimento, além de crescimento profissional e pessoal.
Todo esse investimento gera um retorno positivo para o profissional, que constrói uma carreira sólida e especializada, mas também para a empresa, que ganha profissionais mais críticos, inovadores e capazes de alavancarem os resultados.
5. Desenvolvendo o senso de responsabilidade
O sentimento de dono traz consigo o senso de responsabilidade e a ideia de que todos são corresponsáveis pela satisfação dos clientes, pelo bom desempenho do negócio e pela qualidade das entregas do seu time. Dessa forma, a disputa dá lugar a uma competição saudável, e se torna possível enxergar o reconhecimento alheio como impacto positivo para o todo.
6. Oferecendo benefícios
Benefícios corporativos ajudam a manter o clima organizacional em um parâmetro elevado. Afinal, eles garantem, por exemplo, que a saúde do profissional estará sempre em dia e que sua alimentação será realizada da forma correta, de modo que consiga manter seu bom desempenho e produtividade.
Porém, além de se preocupar apenas com a saúde física, que é o que engloba um plano de saúde tradicional, é fundamental pensar na saúde mental, proporcionando atividades que aliviem os sintomas do estresse. Por isso, tome medidas capazes de tranquilizar, acalmar e deixar o ambiente mais leve, como o oferecimento de yoga.
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