saude e segurança no trabalho

Campanha de Abril Verde: quais temas usar em 2021?

Abril Verde é uma iniciativa que começou por meio do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná e hoje acontece no Brasil inteiro. Tem como objetivo conscientizar a população trabalhadora a respeito de saúde e segurança do trabalho, com o intuito de reduzir o número de acidentes de trabalho e problemas ocupacionais de saúde.

Falar sobre o Abril Verde é essencial em todas as empresas visto que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. A partir disso, é necessário compreender como profissionais da área devem atuar, como também o investimento das empresas em segurança do trabalho. 

Sabemos que no momento atual do ano de 2021 um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais da saúde e segurança do trabalho é realizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) no formato de evento online trazendo temas que engajam os colaboradores. Nesse artigo vamos trazer algumas dicas de temas para que suas ações sejam de sucesso.  

Temas para uma SIPAT online atrativa

Realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) não é fácil e se adaptar ao formato online é um processo que demanda atenção e cuidado. 

Entretanto, ela pode ser uma chance de conectar seus colaboradores de forma mais fácil uma vez que tem o aumento de alcance da mensagem, capacidade de mensurar resultados e diminuição de custos. 

Tornar a SIPAT atrativa de forma online funciona quando há um sistema de recompensas, com enquetes interativas e participativas, palestras de forma dinâmica, vídeos ao vivo com alguma atividade a ser feita coletivamente. 

Há diversas vantagens de fazer a SIPAT online e também várias possibilidades para atrair seus colaboradores, no entanto, é preciso saber o que eles precisam. A seguir vamos ver algumas dicas de temas para palestras e ideias de ações para sua campanha em 2021.

A importância da segurança do trabalho e a saúde mental

Nunca se falou tanto de saúde mental como agora. Devido à pandemia do Coronavírus, muitas pessoas migraram para o trabalho home office e mesmo as que não, o assunto se tornou de extrema importância para as empresas. 

A Saúde Mental é definida pela OMS como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

Ou seja, ser mentalmente saudável está ligado ao equilíbrio entre psicológico, cognitivo e emocional. Através desse equilíbrio, a pessoa consegue ter um maior controle emocional e comportamental, lidando melhor com os problemas que lhe aparecem e aumentando sua produtividade. 

A segurança do Trabalho é extremamente necessária como forma de prevenção de acidentes e conscientização dos colaboradores nas empresas. Ela visa acima de tudo, cuidar da saúde das pessoas. 

Isso também integra a saúde mental, já que a segurança do trabalho propõe um ambiente mais organizado e tem como consequência um aumento na produtividade e qualidade dos serviços prestados. A relação entre patrão e empregado também é melhorada quando se há um ambiente de trabalho seguro, trabalhando assim o clima organizacional da empresa. 

Como lidar com o estresse 

O excesso de trabalho e responsabilidades podem colaborar para criar um ambiente de trabalho nocivo, que muita das vezes leva o funcionário a ter crises de estresse contínuas e isso pode impactar negativamente uma empresa. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Para lidar com o estresse é importante que o profissional enfrente as dificuldades e lide com as situações estressantes. Entretanto, cabe à empresa oferecer uma boa cultura comunicacional que permita que os colaboradores exponham suas dores. 

Construir alternativas que protejam a saúde mental e física dos colaboradores requer um reconhecimento de que não é uma situação natural e reconhecer esse problema é um fator decisivo para combatê-lo. 

Ergonomia como fator de saúde 

Estudar a organização do ambiente de trabalho e as interações entre os equipamentos com o colaborador engloba o que chamamos de ergonomia. A ergonomia tem como objetivo prover conforto para o trabalhador, evitar doenças ocupacionais como LER/DORT (lesão por esforço repetitivo) e potencializar a produtividade e eficiência com os sistemas. 

Ela analisa as condições do ambiente de trabalho e ajuda a identificar como a empresa contribui para a saúde e bem-estar dos funcionários. Tudo que envolve o funcionário e seu local de trabalho é englobado como ergonomia, ou seja, tanto o ambiente físico quanto a saúde física e mental do colaborador é de extrema importância para a empresa. 

Toda essa otimização tem como propósito melhorar a qualidade de vida dos funcionários, tornando o ambiente um lugar amigável e consequentemente diminuindo o estresse. Há várias categorias de ergonomia, podendo ela ser:

  • física, que envolve a anatomia;
  • corretiva, envolvendo itens como iluminação, ruídos, temperatura;
  • concepção que engloba ambientes que visam ser mais profissionais;
  • conscientização que traz palestras, seminários e treinamentos, entre outros. 

Como o autoconhecimento pode aumentar a produtividade

O autoconhecimento pode se tornar uma arma poderosa para quem o busca, nos ajudando a reconhecer nossos erros e acertos e nos auxilia a responder questões fundamentais sobre nós mesmos. 

Porém, esse processo não é fácil e nem rápido. O autoconhecimento deve ser constante e necessita coragem para encará-lo. A forma como se busca esse desenvolvimento varia, podendo ser através de terapia, livros ou até mesmo coaching. Ele é fundamental para o desenvolvimento pessoal, profissional e é indispensável para alcançar novos objetivos. 

Para se desenvolver profissionalmente requer muita coragem, pois, para isso, se conhecer é primordial, dado que através disso vem o motor da produtividade. Através do autoconhecimento é possível reconhecer suas qualidades, fraquezas, motivações, emoções e potenciais a serem desenvolvidos. 

Ao contrário do que muitos pensam, produtividade não está ligado a quantas coisas você realiza em simultâneo, e sim na organização, onde a pessoa otimiza melhor seu tempo para realizar atividades com qualidade. Somente através do autoconhecimento é possível reconhecer o que te faz ser produtivo, quais métodos funcionam, como você lida com as dificuldades e gerencia seus sentimentos. 

Seu corpo merece cuidado

O cuidado com o corpo vai muito além de fazer exercícios físicos, passar um hidratante ou fazer uma máscara de argila. Dedicar algumas horas da semana para cuidar da saúde do organismo e se alimentar de maneira adequada é essencial para manter a longevidade.

Fazer exercícios físicos regularmente aumenta sua produção de endorfina, te deixando mais feliz e disposto. Beber bastante água, ter uma alimentação variada com alimentos naturais e cuidar da mente tornam a rotina menos desgastante. Nosso corpo é um organismo complexo que demanda atenção para continuar funcionando com produtividade, saúde e bem-estar

Além disso, ter atenção aos sinais que você recebe do seu corpo como uma dor crônica, um desconforto que não vai embora ou qualquer outro indício de que algo não está bem, é necessário respeitar o corpo e detectar o problema que está causando tais perturbações. Portanto, cuidar do corpo é sua responsabilidade e você deve estar sempre atento ao que ele demanda. E lembre-se, corpo e mente saudáveis são a chave para o sucesso. 

Todos esses temas podem ser aproveitados pela sua empresa para a realização de uma boa SIPAT online, podendo ter variações de acordo com a necessidade de cada organização. Você pode aplicar todos esses temas no formato de palestras com profissionais conhecedores dos assuntos citados. 

Para saber como as grandes empresas estão inovando na SIPAT online, não deixe de conferir esse bate-papo que a Holos fez com profissionais especialistas no assunto de multinacionais como a RHI Magnesita e o gigante Grupo SADA, referência na América Latina em transportes e armazenagem.

bem-estarPowered by Rock Convert