Como as health techs foram essenciais na jornada para fornecer aos colaboradores soluções de saúde mental para lidar com ansiedade, estresse, depressão e outros transtornos mentais.
Desde março de 2020 o mundo começou a olhar cada vez mais para o setor da saúde. O coronavírus impactou diretamente na saúde física e mental de milhares de pessoas e evidenciou os desafios relacionados à administração pública e privada da saúde. Esses fatores contribuíram para uma intensa fase de mudanças e inovações nas empresas.
As formas de trabalho foram completamente modificadas, na qual muitas empresas migraram para o home office e as que não, começaram a viver com ansiedade e o medo do contágio.
Como consequência, a sensação de isolamento aumentou e se juntou com outras frustrações e tristezas que já existiam, além de contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais.
De acordo com o Ministério da Saúde, dados preliminares de uma pesquisa sobre a saúde mental dos brasileiros durante a primeira parte da pandemia de Covid-19 apontou uma elevada proporção de ansiedade (86,5%), uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%) e uma baixa proporção de depressão (16%) em sua forma mais grave. O estudo contou com uma amostra de 17.491 indivíduos com idade variando entre 18 e 92 anos.
A pandemia acentuou os riscos econômicos, sociais e, principalmente, à saúde física e mental de todos, trazendo reflexos diretamente às relações de trabalho. Esse reflexo ficou claro nas empresas após serem afetadas por enormes taxas de concessão para auxílio-doença, aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais, burnout, absenteísmo entre outros.
A partir disso, ficou clara a necessidade de mudança de cultura e valorização do colaborador. A preocupação com o estado emocional dos funcionários se tornou uma prioridade para os líderes e com isso o investimento em Health Techs para auxiliar seus funcionários a lidarem com a carga que a pandemia do COVID-19 trouxe.
A pandemia trouxe, portanto, mudanças significativas no mundo corporativo e é preciso investir, agora mais que nunca, em medidas que previnam danos à saúde física, mental e emocional dos colaboradores. É papel da empresa instruir seus colaboradores de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a serem tomadas de modo a evitar doenças e a melhorar o bem-estar de todos.
Os transtornos mentais desenvolvidos pela pandemia
Doenças mentais sempre existiram. A pandemia, por outro lado, contribuiu significativamente para o aumento de transtornos mentais ou agravaram os que já existiam.
Ansiedade, depressão, síndrome do pânico, fobia social, altas taxas de burnout, turnover, absenteísmo… Muitas dessas doenças e condições foram desenvolvidas por pessoas que antes dessa mudança não imaginavam que poderiam ter algum transtorno mental.
O isolamento social, insegurança financeira, medo da doença colaboraram para o excesso de carga emocional que muitos não conseguiram lidar, principalmente no ambiente de trabalho.
Tudo isso pode ser evitado e prevenido com aplicação de soluções que busquem valorizar a saúde mental dos colaboradores — e isso começa com a mudança na cultura emocional e organizacional de uma empresa.
Mudança na cultura organizacional
A promoção de ambientes de trabalho saudáveis – com relações fundadas não só em respeito, solidariedade, empatia e gentileza, como também na preocupação em estruturação, cultura, suporte psicológico acessível e gestão organizacional – é uma tarefa desafiadora.
Muitas vezes vistas como um tabu, as doenças mentais foram hostilizadas durante muito tempo dentro do ambiente corporativo. A pandemia contribuiu para que o assunto fosse tratado com mais naturalidade no trabalho e a partir disso, os líderes começaram então a buscar soluções para lidar com a saúde mental de seus colaboradores.
Empresas mais conservadoras ainda mantém certa resistência acerca da abordagem do tema em relação à saúde mental e isso precisa ser modificado, pois, apenas com o trabalho do colaborador é possível o desenvolvimento e crescimento de uma empresa.
É possível ver que em muitas outras organizações o papo sobre saúde mental tem sido cada vez mais discutido e inserido na cultura organizacional da empresa, valorizando o bem-estar e felicidade do colaborador. Isso contribui para alguns aspectos essenciais que o funcionário e a empresa possam desenvolver, tais quais:
- Produtividade
- Motivação
- Sentimento de valorização
- Melhora nas relações interpessoais
- Bem-estar
- Qualidade de vida
- Desenvolvimento
Implementação de soluções para o cuidado da saúde mental
Segundo a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, da Fundação Instituto de Administração, de 2020 até agora, 75% das empresas no Brasil desenvolveram iniciativas para cuidar da saúde mental dos colaboradores.
Ou seja, cada vez mais os líderes percebem a importância do cuidado com o colaborador e na aplicação de soluções que possam contribuir para a diminuição da ansiedade e depressão, como também outros problemas causados por transtornos mentais.
Pensando nisso, o mercado de investimento em saúde mental vem crescendo no sentido de democratização do acesso ao tratamento e desenvolvimento desse espectro no ambiente laboral. Dito isso, estima-se que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais, de acordo com estudo da Universidade da Califórnia.
Entre as boas práticas recomendadas para a saúde mental das empresas, estão a adoção do horário flexível, do bloqueio da agenda no intervalo do almoço, da avaliação periódica da carga de trabalho, de grupos de conversa e de práticas terapêuticas – tais como meditação, terapias online ou yoga – presenciais ou on-line. Uma questão fundamental é o apoio no home office com o colaborador.
Meditação
A meditação é uma técnica que envolve o desenvolvimento de habilidades como concentração, tranquilidade e foco. A meditação acalma a mente e cria ferramentas para lidar com o estresse. Ela aumenta a produtividade, visto que trabalha a mente.
Yoga
O yoga é uma técnica milenar com o objetivo de trabalhar o corpo, mente e alma de forma interligada, com exercícios que auxiliam o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e também melhora o equilíbrio, promove o bem-estar e a disposição.
Terapia online
Cada vez mais popular, a terapia online busca tratar problemas psicológicos, emocionais e comportamentais. A técnica pode ser verbal ou não verbal e o psicólogo auxilia o paciente a refletir sobre suas questões e identificar seus problemas, encontrando assim formas para a solução dos problemas e melhoria no seu relacionamento consigo mesmo e com os outros.
Geralmente, o foco da psicoterapia é mudar pensamentos, emoções e comportamentos ineficientes.
Mindfulness
Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, sua atenção foca em cada movimento, situação, respiração. A técnica é capaz de aumentar o foco e concentração.
A Holos como uma solução para a qualidade de vida dos colaboradores
A Holos é uma empresa cujo objetivo é atingir vidas, prevenir transtornos mentais e cuidar da saúde mental, trazendo bem-estar, consciência, inteligência emocional, qualidade de vida e produtividade para os colaboradores de uma empresa.
Nós conseguimos realizar experimentos para melhorar os índices emocionais da sua empresa, aprimorando os índices de energia, saúde mental e bem-estar. Oferecemos exercícios de meditação, artigos personalizados semanalmente com base em temas de interesses das pessoas, talks, yoga e muito mais.
Se ficou interessado para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco e melhore a saúde emocional e mental de sua empresa!