Com o mundo cada vez mais agitado, e com as notícias chegando até a gente de forma mais acelerada, precisamos tentar nos concentrar nas nossas metas e objetivos mais importantes. Isso porque, infelizmente, é impossível darmos a devida atenção a todo e qualquer assunto.
Esse problema, então, é multiplicado se formos levar em consideração a pessoa que está sujeita aos fatores citados anteriormente e precisa manter seu foco no trabalho.
Entretanto, isso é um pouco difícil caso não nos adaptemos a rotinas saudáveis. É através delas que nosso foco e concentração são facilitados, proporcionando mais bem-estar.
Sendo assim, algumas das maiores empresas do mundo como Google, Apple e Ford já estão investindo em fornecer opções de benefícios que possam entregar mais qualidade de vida para seus funcionários, como a meditação.
Além disso, a técnica de mindfulness em associação com a meditação pode ajudar a combater o estresse provocado pelo trabalho e, como consequência, melhorar a produtividade do funcionário.
Então, vendo esses pontos, a meditação no trabalho pode sim trazer benefícios para a empresa e para o funcionário. Continue sua leitura para entender melhor sobre os impactos benéficos da prática da meditação no trabalho.
Como a meditação influencia o funcionário?
A prática da meditação, assim como do Reiki, possui benefícios comprovados pela ciência.
É certo que essa prática provoca uma alteração psicológica, melhorando o foco do indivíduo. Isso é fundamental, principalmente, para o trabalhador que está envolto à distrações no ambiente de trabalho.
Telas notificando-o sobre assuntos relacionados ao trabalho, chamadas através dos alto-falantes, colaboradores interrompendo-o de seu fluxo de trabalho com seus problemas e, logo menos, sua mente perde o foco.
Concentração
A meditação é capaz de, com o tempo, ajudar a regular sua concentração, principalmente se você precisar ser multitarefa no seu trabalho.
Para falar a verdade, o conceito de trabalhar e ter que lidar com várias tarefas é melhor na teoria do que na prática, afinal, se o trabalho requer que o indivíduo realize muitas tarefas ao mesmo tempo, ele estará muito mais propenso a cometer falhas. Isso, pois, ele terá muito mais atribuições em que poderá falhar e deverá manter sua atenção em todas (o que é bem difícil).
Autoanálise
A meditação faz com que nos auto analisemos, e é capaz de trazer-nos calma através da respiração. Essa prática pode, também, aprimorar a criatividade do indivíduo, assim como sua capacidade de resolução de problemas. Além disso, é capaz de aliviar o estresse e algumas preocupações referentes ao trabalho.
O indivíduo, ao não se preocupar com as pressões e obrigações no ambiente de trabalho — que eventualmente irão passar —, consegue pensar mais claramente e poderá tomar as melhores decisões, sem precisar se estressar nem se preocupar no processo.
Criatividade
E se alguma atividade precisar que você tenha uma abordagem mais criativa, ao se deslocar para um lugar silencioso e praticar a meditação, você conseguirá chegar mais facilmente a uma solução inovadora.
Ao aprimorar sua capacidade de reflexão consigo próprio, você se tornará extremamente disciplinado. Fator, este, fundamental para, de fato, ser efetivo nas suas atribuições. E são esses momentos de introspecção que farão com que o praticante aprenda a ser mais paciente e focado.
A técnica de Mindfulness (Atenção Plena)
A técnica de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena, é um estado de foco no momento presente e autocompaixão. Ela é direcionada às experiências complicadas que podemos, em algum momento, passar.
Com isso, seremos capazes de perceber os nossos padrões de pensamentos, emoções e sensações corporais mais claramente, sem reagir de maneira automática. Percebendo-os, aprendemos com eles a direcionar melhor nossas ações, com mais inteligência emocional.
Além disso, o mindfullness também te torna muito mais consciente do seu entorno e bloqueia os pensamentos incessantes sobre o passado ou do futuro, fazendo com que o indivíduo alcance, de fato, a paz interior.
A técnica de mindfulness, que pode ser associada à prática da meditação, te torna mais proativo e menos reativo aos problemas que aparecem no decorrer do dia.
O gerente da 3M, José Cristiano Campagnoli, que participou de um treinamento de mindfulness, em 2014, disse que: “Além de melhorar a criatividade, a concentração e o foco, passei a prestar mais atenção nos outros e ouvir as opiniões sem julgar de forma precipitada. Isso te torna mais responsivo do que reativo e faz tomar melhores decisões, inclusive na vida pessoal.”
Meditação online
Você sabia que, além da modalidade presencial, também é possível realizar a meditação de forma remota, online? Tendo acesso à internet, o distanciamento físico não é mais um impedimento.
Existem, por exemplo, aplicativos de meditação que podem auxiliar o funcionário nesse caminho do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
A meditação online também possui alguns benefícios específicos. Dentre os quais, podemos citar:
- É possível aprender a meditar no seu próprio ritmo;
- É possível praticar no ambiente de sua casa, o que torna a prática mais confortável;
- É possível permanecer aprendendo a meditar em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.
Nós, da Holos, disponibilizamos esse serviço direcionado a empresas. Temos grupos de meditação online todos os dias e já ajudamos grandes corporações a entregarem mais bem estar aos seus colaboradores. Podemos te ajudar a implementar a meditação na sua empresa também!
A prática de meditação no trabalho já é adotada no Brasil e no mundo
Diversas empresas já adotaram o método online de meditação para seu corpo de funcionários. Aqui no Brasil, a Bayer, Iguatemi, Enel e Banco BV têm conseguido utilizá-la para amenizar os níveis de ansiedade e estresse durante o isolamento social.
No exterior, empresas como a Google, Facebook, Apple, 3M, Intel, Mead Johnson Nutrition, Roche, Goldman Sachs compõem o rol de corporações que adotaram a prática da meditação para seus funcionários.
Essa prática é totalmente benéfica para qualquer ambiente de trabalho, pois é capaz de prevenir problemas comuns como o estresse, o burnout, a ansiedade, inseguranças em relação às próprias atribuições, entre outros, que geram impactos negativos em performance, crescimento e rotatividade.
Se incorporada à rotina empresarial, a meditação ajuda a desenvolver atenção plena, inteligência emocional, concentração e criatividade. Isso, por consequência, melhora o clima organizacional, impulsiona a produtividade dos funcionários e traz uma visão muito mais positiva em relação à empresa onde trabalham.
A Holos é uma health tech que atua há mais de três anos no ramo de terapias holísticas, e atualmente está trabalhando com médias e grandes empresas como a VALE, UNIMED-BH, CEMIG, WebMotors, SoftwareONE e Anglo American para programas mensais de bem-estar, SIPAT e eventos.
Oferecemos salas de terapias coletivas, como meditação, yoga, reiki, palestras com psicólogos, além de outras terapias individuais. Também fazemos análise do programa de bem-estar, gerenciamento das sessões e engajamento dos colaboradores com as práticas. Todos os nossos serviços são realizados por terapeutas qualificados, com anos de experiência e já trabalharam no mercado corporativo.
Se você gostou desse conteúdo e está pensando em implementar a meditação na sua empresa, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções. Temos certeza que os seus colaboradores — e a corporação como um todo — irão se beneficiar do que a meditação no trabalho pode proporcionar!