Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional: o que é e quais seus benefícios?

A psicologia organizacional é um segmento de estudo cujo objetivo é observar, estudar e estruturar o perfil dos colaboradores, ajudando a melhorar a gestão de pessoas de uma empresa. Além disso, um psicólogo organizacional consegue entender a individualidade de cada colaborador, como trabalham, quais suas qualidades e defeitos. Ou seja, tudo isso contribui para um ambiente de trabalho mais abrangente que otimiza as equipes. 

Ao aplicar esses estudos na empresa, é possível mapear seus colaboradores e os colocar na equipe que mais se adequa ao perfil do mesmo. Como o trabalho modifica um ambiente, ele também modifica o ser humano e é necessário ter esse cuidado em relação aos funcionários de uma empresa, para manter uma boa convivência e aumentar o bem-estar. 

Lidar com individualidades, problemas e conflitos dentro de uma organização requer conhecimentos específicos que apenas psicológicos organizacionais com conhecimento na psicologia organizacional e empresarial conseguem lidar. Esses profissionais estão em contato direto com os Recursos Humanos de modo a aprimorar a gestão de pessoas como também criar condições para que se tenha rendimentos positivos. 

Para que serve a psicologia organizacional? 

Os profissionais da área cuidam das questões relacionadas à carreira, relacionamento interpessoal, segurança e saúde no trabalho e gestão de pessoas. A psicologia organizacional aplica a teoria e metodologia psicológica aos problemas das organizações, dos grupos e indivíduos que fazem parte de uma empresa. 

Ela pretende, portanto, melhorar a capacidade, criatividade e desempenho dos funcionários, melhorando assim a produtividade e auxiliando no crescimento da empresa. Isso coloca a psicologia organizacional em evidência atualmente, pela grande importância desse trabalho nas organizações. Além disso, ela reconhece que o crescimento de uma empresa depende da performance humana junto com a empresarial. 

Por esses motivos, ela aproxima e fortalece vínculos entre todos os colaboradores presentes na organização, aumentando seus valores e fortalecendo o propósito, o que facilita e integra os trabalhos juntamente com as metas da empresa. 

Apesar de todas as dificuldades relacionadas como a competitividade, orçamentos, materiais, condutas e motivações serem apresentadas como obstáculos, cabe a psicologia organizacional propor soluções para tais conflitos, melhorando a qualidade de vida no trabalho, diminuindo casos de burnout, mantendo profissionais qualificados e melhorando todo o clima organizacional na empresa. 

Como a psicologia organizacional se encaixa nas empresas?

Através da análise, compreensão das múltiplas interações que caracterizam o ser humano, os grupos e a própria organização em um mundo globalizado e que vive em transformação constante devem se construir a partir disso, novas maneiras e estratégias que promovem, preservam e estabelecem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas envolvidas numa empresa. 

Tudo isso é responsabilidade dos psicólogos organizacionais cujo objetivo é aumentar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas envolvidas em uma organização. 

Contando com esse cenário, é importante mencionar as principais forças que fazem com que o trabalho seja feito de formas diferentes. São elas: 

  • Diversidade na força de trabalho;
  • Combinação entre a vida doméstica e profissional;
  • Globalização;
  • Planejamento crescente dos Recursos Humanos;
  • Mudança da força de trabalho;
  • Reestruturação da responsabilidade social das organizações;
  • Alinhamento entre expectativas, necessidades e demandas dos colaboradores.

Quais os benefícios da psicologia organizacional?

Como dito anteriormente, a psicologia organizacional tem como foco oferecer suporte no gerenciamento de pessoas juntamente com o RH, aplicando seus conhecimentos para melhoria do ambiente de trabalho e aumento de produtividade. Conheça então, 6 motivos para se ter um psicólogo organizacional na sua empresa. 

Evolução no ambiente organizacional

Um clima organizacional ruim em uma empresa prejudica o rendimento dos colaboradores, facilita o absenteísmo, fofocas e transforma o ambiente de trabalho em um local desagradável, gerando conflitos em todos os setores de uma empresa. 

Quando há uma cultura organizacional humanizada, que prioriza o colaborador e entende que somente por meio dele se há o crescimento, o clima tende a ser melhor e as pessoas olham entre si com mais atenção e cuidado. Por isso, há uma importância em se ter psicólogos na empresa, favorecendo um ambiente de trabalho mais leve no qual os colaboradores se sentem à vontade e são acolhidos

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Redução da taxa de turnover

Uma empresa que não zela pelos seus colaboradores e tem uma alta quantidade deles, pode haver grandes gastos devido à taxa de rotatividade de empregados. 

Há muitos fatores que fazem com que alguém queira sair de um emprego e muitas das vezes isso está interligado com a falta de um clima organizacional saudável e de perspectivas na carreira. 

Para solucionar essa questão e diminuir a taxa de turnover de uma empresa, a psicologia organizacional é uma grande aliada para reter novos talentos e não gerar tantos custos com essa rotatividade de funcionários. 

Contratações cada vez mais afirmativas

A partir das análises feitas do ambiente corporativo, da empresa e seus funcionários, há uma facilidade maior em encontrar perfis mais assertivos para cada vaga, facilitando assim os processos de recrutamento e seleção

O tempo e dinheiro investido na contratação, demissão e treinamento de novos funcionários pode gerar uma conta gigante para a empresa, reforçando a taxa de turnover. Por isso, há uma importância gigantesca de se ter um psicólogo organizacional na empresa, pois com ele, o investimento de recrutamento será mais estratégico e com menor gasto possível

Crescimento da satisfação no trabalho 

Com um clima organizacional saudável, acumulam-se outros diversos benefícios como mais saúde mental, produtividade e felicidade dos colaboradores em relação ao trabalho e com isso, eleva também a lucratividade da organização

Onde há funcionários satisfeitos com a cultura da empresa se sentindo valorizados, há uma busca para o crescimento individual e da própria empresa, melhorando assim o progresso com impactos positivos em toda a companhia. 

Resultados a partir de análises 

Como o psicólogo organizacional monitora e analisa todos os setores da empresa é possível através de avaliações de desempenho fornecer suporte para novas lideranças, acompanhando e definindo metas realistas e positivas de carreiras para seus colaboradores. 

Quando se há um olhar mais humano com uma perspectiva de crescimento em todo o ambiente empresarial, fica mais fácil constatar e modificar possíveis erros ou dificuldades apresentadas para então chegar ao resultado desejado, promovendo assim mudanças assertivas. 

Suporte para planos de carreira e vida pessoal 

Profissionais de alto desempenho demandam de planos de carreira bem desenhados, com clareza sobre quais decisões tomar para a melhor forma de crescimento de uma empresa. 

Quando há um suporte psicológico que identifica qualidades, fraquezas e pontos importantes, o planejamento para o crescimento se torna mais claro, pois somente por ele é possível pensar de acordo com as habilidades e competências de cada funcionário. Através disso, é possível estabelecer metas de formas mais positivas para a empresa e a companhia. 

Quando há psicólogos em uma empresa, há vantagens de aproveitar seus conhecimentos e criar programas que irão melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Isso porque, quando se vai além das obrigações empresariais e se investe na prevenção de enfermidades e impactos gerados pelo trabalho no corpo e na mente, se cria um ambiente melhor e mais produtivo para todos que se encontram na companhia. 

Ou seja, ter um profissional capacitado para ajudar a empresa e os colaboradores, o crescimento exponencial aparece de forma natural sem esforços sobrenaturais de nenhum colaborador. 

Todas essas questões podem ser aproveitadas pela sua empresa para melhorar o desempenho de seus colaboradores, aumentar a produtividade e lucratividade de sua empresa. Você pode aplicar essas soluções com profissionais capacitados por meio dos serviços da Holos que cuida de toda a saúde mental da sua empresa. Conheça o nosso trabalho!

bem-estarPowered by Rock Convert