Porque o mapeamento comportamental é tão importante em uma empresa?

Um grande desafio nas empresas atualmente é encontrar o candidato ideal para uma vaga. Muitas vezes, quando não se estuda o mapeamento comportamental do colaborador, as taxas de turnover podem crescer gradativamente e afetar os resultados da empresa. 

Cada pessoa tem sua individualidade construída por meio de experiências técnicas adquiridas com cursos e faculdade e comportamentais que são baseadas nos desafios pessoais. 

Garantir uma harmonia no ambiente de trabalho, com profissionais colocados em vagas assertivas para cada perfil pode ser uma grande oportunidade para aumentar a produtividade de uma empresa. 

Certificar que as qualificações de um profissional sejam alinhadas com a vaga a ser preenchida ou até mesmo em um remanejamento de colaboradores é essencial para o crescimento da empresa. 

O autoconhecimento pode ser uma ferramenta de grande valia para as novas gerações, uma vez que, a partir dele, fica mais fácil de conseguir realizar um mapeamento comportamental. 

Para entender como mapear comportamentos de futuros candidatos, colaboradores e até mesmo de si, continue a leitura!

O que é o mapeamento comportamental? 

O estudo comportamental é uma forma de identificar comportamentos humanos por meio de um padrão baseado em suas atitudes. É compreender e identificar quais prováveis reações um colaborador terá em certas situações.

A busca para entender o comportamento humano vem desde a Grécia antiga, quando eles trouxeram os quatro elementos básicos (fogo, terra, água e ar) como influência sobre os indivíduos conforme suas possibilidades de reação perante os eventos e a sociedade.

Hipócrates propôs que os seres humanos são sujeitos a quatro predominâncias diversas de humor, dependendo dos fluidos corporais que surgem o temperamento colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. 

Com os estudos do psicólogo americano William Marston, alinhado com os estudos de Jung com influências externas e internas na década de 1920, deu origem a metodologia DISC, sendo: dominância, influência, estabilidade e conformidade. 

DISC

O DISC é uma metodologia utilizada para o mapeamento de perfis comportamentais que ajudam a empresa a entender melhor o relacionamento entre os colaboradores. O método é composto por quatro fatores: 

  • dominância: relacionado a forma como as pessoas lidam com desafios e dificuldades; 
  • influência: refere-se à capacidade da pessoa de influenciar e se relacionar com o próximo; 
  • estabilidade: consiste no modo como os profissionais lidam com momentos de diversidade e imprevistos; 
  • conformidade: diz respeito ao jeito que cada um encara e reage sobre as regras a serem seguidas.

Por meio desse método, mapeamentos de equipes são feitos com maior assertividade; há um maior desenvolvimento do potencial de liderança de determinados funcionários; mais facilidade ao realocar pessoas de cargos; resolução na gestão de conflitos internos; motivação do time, etc.

Esses conhecimentos voltaram a ser extremamente valorizados atualmente, no qual buscamos cada vez mais entender nossos propósitos usando o mapeamento comportamental. Um dos primeiros passos a serem tomados é entender nosso perfil comportamental através do autoconhecimento, principalmente. 

Com os estudos atuais que temos sobre o perfil comportamental, de acordo com sistemas como o Profiler, existem e utilizam-se de quatro tipos de perfis – comunicador, executor, planejador e analista. 

Comunicador: São pessoas extrovertidas, extremamente comunicadoras, ativas e que apreciam o movimento da sociedade. Tem facilidade para se adaptar com novos assuntos e prezam muito por autonomia. Gostam de contato interpessoal e harmonia. 

Executor: Pessoas dinâmicas, ativas e otimistas. Geralmente são imediatistas e têm disposição física para tudo, sem medo de errar e assumir riscos. 

Planejador: Buscam pela calmaria, tranquilidade e são prudentes, com um grande controle. Estimam a rotina, normas e regras previamente estabelecidas. Se sentem confortáveis com pessoas dinâmicas e ativas. 

Analista: São pessoas calmas, porém rígidas e preocupadas. São discretos e geralmente são mais retraídos e calados. Normalmente são bons com detalhes e improvisação. Estimulados por meio de outros e são muito comprometidos com o trabalho. 

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Como descobrir o meu perfil?

A descoberta de um perfil comportamental não é fácil, pois ele envolve vários passos que muitas das vezes nós mesmos não sabemos identificar. 

A jornada do autoconhecimento pode ter uma influência muito grande para entender mais sobre o comportamento que temos perante adversidades e trabalho. 

A personalidade interfere diretamente em como o indivíduo percebe o mundo e realiza seus atos. Entretanto, experiências profissionais e conhecimentos técnicos têm um caráter relevante. Descobrir o perfil comportamental, portanto, é entender as soft skills (comportamental) e hard skills (técnicas) e conseguir descobrir como elas atuam no seu dia-a-dia. 

O que condiciona um profissional ser completo é o conhecimento dessas habilidades para conseguir utilizá-las da melhor forma no seu ambiente de trabalho. Ao identificar seu perfil comportamental, tende-se a ser mais produtivo, executando um trabalho com mais cuidado e qualidade, o que gera bons resultados para a empresa. 

Portanto, para descobrir o perfil comportamental precisa-se compreender medos, ansiedades, entender quais são as qualidades, capacidades e mais importante, admitir nossos pontos fracos, trabalhando na melhoria deles para avançar em nossos pontos fortes. 

Ademais, prever nossas ações e reações frente a essas situações já é um grande passo para a descoberta do perfil comportamental. Além disso, reconhecer nossas preferências e vontades é o que permite escolher carreiras e caminhos profissionais mais assertivos de acordo com nossas características. 

Como utilizar o mapeamento na empresa?

O mapeamento comportamental serve para otimizar processos nas empresas e deve ser realizado com extremo cuidado. É importante ressaltar que o RH deve ficar responsável por esse trabalho e que ele deve ser feito pelos melhores profissionais para que os resultados sejam assertivos. Descubra quais os benefícios de utilizar desse reconhecimento de perfis: 

Recrutamento e seleção

A parte mais importante de uma empresa e seu maior ativo é o colaborador. Por esse motivo, o recrutamento e seleção é um processo que requer extrema atenção para contratar as melhores pessoas nos seus respectivos cargos. 

Somente isso não é suficiente, por isso o mapeamento comportamental é tão importante, pois ele auxilia o RH a encontrar os perfis corretos para as vagas a serem preenchidas de acordo com a cultura organizacional da empresa. 

Relacionamento interno 

Como dito anteriormente, entender dores e qualidades do colaborador é importante para adequá-lo à melhor posição. Por meio do mapeamento comportamental, é possível compreender de forma mais clara como atender as necessidades do time

Com essa atenção ao funcionário, a produtividade, satisfação e motivação aumentam, uma vez que os colaboradores se sentem mais valorizados. 

Integração da equipe 

Um time unificado, que trabalha em harmonia e cresce junto com a empresa depende necessariamente do investimento nos colaboradores de acordo com seus propósitos, valores, preferências e perfis em comum. 

Entender sobre o perfil comportamental de cada um garante que as funções e atividades direcionadas sejam cada vez mais precisas, desenvolvendo assim o potencial dos indivíduos e também da empresa. 

Qual a importância de analisar os perfis comportamentais em uma empresa?

Reconhecer sua equipe e as pessoas que integram sua empresa é a maneira mais fácil de compreender o potencial de cada colaborador e quais estão à disposição. A partir da análise feita dos perfis, fica mais claro entender aptidões e inserir profissionais nos cargos adequados, para assim, aumentar a produtividade, valorização de habilidades individuais e bem-estar do colaborador. 

Como dito anteriormente, essas análises de perfis são essenciais para os processos de recrutamento e seleção. Entretanto, ela também é recomendada para times que já estão constituídos, visto que reconhecendo as características dos profissionais, será mais fácil de indicar melhorias nos processos individuais. 

Há algumas vantagens em adotar a análise de perfis na sua empresa, são elas: 

  • redução da taxa de turnover
  • aumento da produtividade
  • formação de equipes integradas 
  • facilidade em identificar novos talentos
  • melhoria nos processos de recolocação de cargo
  • fácil identificação dos times que precisam de maior apoio, tais como treinamentos 
  • resolução facilitada de conflitos
  • elevação da motivação profissional. 

Portanto, reconhecer os perfis comportamentais dos colaboradores de uma empresa é essencial para o crescimento e desenvolvimento da mesma. Aliado ao autoconhecimento, boa gestão de pessoas e uma cultura organizacional bem definida, o mapeamento comportamental colabora para um melhor ambiente de trabalho. 

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