Treinamentos para alta performance: TUDO que você precisa saber!

Hoje, com um mercado cada vez mais exigente e em constante transformação, além do talento de um profissional, o que faz total diferença no alcance do sucesso é a sua preocupação em melhorar permanentemente o seu potencial. Assim, cada ação tomada nesse sentido o torna mais apto e qualificado para desenvolver melhor e com mais qualidade as suas tarefas laborais.

Tendo isso em mente, é interessante que gestores e RH da empresa façam parte desse movimento, proporcionando condições ainda mais favoráveis para esse desenvolvimento e aprendizado contínuo.

Imagine que a sua empresa é o motor de um carro. Então, os integrantes da sua equipe são as peças que fazem esse veículo se locomover. Sendo assim, se você que é o dono do “carro” desejar que ele chegue ao máximo da sua capacidade, potência e eficiência, pode (e deve) avaliar onde é possível otimizar esse funcionamento, viabilizando e implementando possibilidades de melhorias.

Ao fazer essa analogia com o mundo corporativo, estamos nos referindo aos treinamentos para alta performance, que podem ser uma das principais chaves para o máximo de produtividade, qualidade e excelência no trabalho desenvolvido. Mas, além dos treinamentos em si, é especialmente importante lembrar que algumas práticas extralaborais podem potencializar ainda mais esse processo.

Uma delas é a prática de meditação no trabalho, que oferece inúmeros benefícios aos praticantes e, consequentemente, aos resultados do trabalho feito por eles. Mas, ainda existem outras práticas holísticas que estão diretamente ligadas a uma alta performance profissional. Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto que vai fazer toda a diferença no seu trabalho como gestor ou profissional de RH!

Qual o poder dos treinamentos de alta performance para a empresa?

O mercado de trabalho tem sofrido, nos últimos meses, diversas mudanças. Novas formas de pensar, maneiras de lidar com as diferentes situações, rotinas de trabalho, etc. Com isso, uma tendência muito forte na atualidade é a relevância das possibilidades de satisfação e desenvolvimento no ambiente de trabalho.

Assim, o salário deixa de ser o único ponto visado na hora de um candidato se decidir por uma vaga ou de um funcionário se mantenha na empresa. Há uma série de outros fatores que fazem com que esse tipo de decisão seja tomada. Um deles é a oportunidade de crescimento profissional. Com boas perspectivas nesse sentido, o funcionário pensará duas vezes antes de deixar aquela empresa que investiu pesado em seu crescimento. 

Na natureza, chamamos isso de proto cooperação, que é quando duas espécies interagem entre si de tal modo que uma gera benefícios para a outra. E assim funciona com quem investe em treinamentos de alta performance, onde o funcionário é beneficiado com um aprimoramento profissional e, consequentemente, a empresa obtém melhores resultados por conta disso. 

No mais, com essa mentalidade, vai se quebrando aquela ideia de já encontrar um profissional que tenha todas as skills que o seu negócio precisa e, o tempo que se perde em busca do profissional perfeito costuma ser imensamente maior do que o tempo que você levaria para encontrar alguém que não sabe, mas que está altamente disposto a aprender e pode ser treinado para lidar, de forma exemplar, com a demanda.

Além disso, há mercados que mudam com uma maior frequência, como o de tecnologia, por exemplo, e os funcionários nem sempre conseguem acompanhar todas essas mudanças. Então, se a empresa só busca funcionários “prontos”, não vão se atentar ao fato de que podem ser os grandes viabilizadores do crescimento dos colaboradores, por meio de treinamentos de alta performance.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Como as terapias holísticas podem potencializar a alta performance das equipes?

O alto volume de trabalho em projetos urgentes e importantes, somado aos prazos bem curtos, formam um combo potencialmente desestabilizador para a saúde mental, emocional e física dos colaboradores dentro da rotina corporativa de muitas empresas. E nesse meio, há também uma série de distrações que podem tirar totalmente o foco, comprometendo, assim, a produtividade e eficiência profissional.

Uma mensagem pessoal que você recebe durante o expediente, aquela conferência rápida nas redes sociais (mas que, nem sempre, é tão rápida assim), ruídos externos no ambiente, problemas pessoais, distrações aleatórias e interrupção de colegas são só alguns exemplos. Assim, quando você vê, já perdeu totalmente a concentração, o tempo do expediente passou e você se perdeu em meio a tantas opções de atividades, sem dar a devida atenção às tarefas que precisavam ser executadas.

Diante desse cenário, as terapias holísticas podem ser uma solução que, com certeza, possibilitam devolver o foco e a concentração para enfrentar a jornada de trabalho, sem maiores problemas. Assim, ao proporcionar e implementar programas de cuidados com a saúde mental e emocional dos funcionários, além de viabilizar treinamentos de alta performance, os resultados positivos logo começarão a surgir, trazendo alta rentabilidade ao negócio e benefícios para o dia a dia e a carreira dos seus colaboradores.

São muitas as vantagens que os treinamentos de alta performance, aliados às terapias holísticas, podem trazer para sua equipe. Afinal, elas interferem na concentração, no bem-estar e no desenvolvimento dos funcionários. Por isso, investir em práticas meditativas ou até em uma aula de yoga para seus funcionários poderá fazer uma grande diferença. Quer ver só? Vamos conhecer as vantagens da prática meditativa, a seguir. 

A primeira vantagem é que a meditação favorece a imunidade — isso porque ela acalma, diferente do estresse que, ao perturbar o organismo, resulta em uma diminuição considerável da imunidade das pessoas. A segunda vantagem é que a meditação turbina a memória. E nada melhor do que ter a memória potente para lidar com as demandas de trabalho, não é mesmo? 

Outra vantagem é o controle da ansiedade e do estresse. Afinal, a rotina de trabalho pode deixar a gente um pouco instável diante de desafios e, até um certo limite, isso acaba sendo normal, já que faz parte da vida profissional enfrentar situações adversas. Então, está aí mais um fator para se investir em práticas meditativas. 

Que tal ter um sono regular? Adivinha, só: a meditação pode contribuir para o bem-estar do seu sono. Quem pratica essa atividade acaba conquistando uma certa facilidade para pegar no sono, o que evita passar a noite em claro por causa de insônia, tendo que trabalhar no dia seguinte. Isso tudo proporciona melhores condições ao colaborador para que ele tenha um desempenho superior durante e depois dos treinamentos para alta performance.

Viu o quão importante é investir em práticas holísticas, como a meditação para a sua equipe e como ela pode ser uma importante aliada para o sucesso dos treinamentos de alta performance? Isso vai muito além de simplesmente querer mostrar que a empresa é legal com seus colaboradores. Um trabalho efetivo, nesse sentido — que está além de permitir levar pets para o ambiente de trabalho — pode trazer benefícios reais a todos os envolvidos.

Agora, você entendeu a importância dos treinamentos de alta performance no ambiente de trabalho. É com esse tipo de prática que é possível aumentar a produtividade de toda uma corporação. Além disso, deu para notar que é importante investir no bem-estar e saúde mental dos colaboradores, por meio de meditação, etc.

Então, chegou a hora de colocar tudo isso em prática! Aproveite para conhecer as soluções em saúde mental para equipes especialmente desenvolvidas pela Holos e tenha em suas mãos o que você precisa para tornar os seus colaboradores ainda mais produtivos, saudáveis e rentáveis.

bem-estarPowered by Rock Convert