Atualmente, no mundo corporativo, bons funcionários costuma desfrutar do privilégio de escolher onde trabalhar. Ao contrário do que se via no mercado de trabalho tradicional, onde as empresas escolhiam seus funcionários, hoje o RH precisa agir de forma cada vez mais estratégica para atrair e reter talentos.
Sendo assim, para que um colaborador se sinta satisfeito com a empresa em que trabalha, é importante que ela impacte positivamente seu crescimento pessoal e profissional.
Pensando nisso, algumas empresas já passam a adotar técnicas para que a área de Recursos Humanos atue de forma ativa em sua operação. Isso é feito entregando valor ao corpo de funcionários e, assim, ajudando o negócio a atingir seus objetivos de crescimento.
Isso é feito, então, através da implementação e execução do plano de um RH estratégico.
O que é RH estratégico?
Para que um negócio prospere, é preciso que seus responsáveis ajam de forma estratégica. Entretanto, nos dias atuais, essa tarefa não se restringe a fundadores e c-levels, como de costume. Ela é uma responsabilidade de todas as áreas, inclusive do RH.
Portanto, um RH estratégico é a forma como a área de recursos humanos trabalha de modo a aumentar a produtividade dos funcionários, melhorar o clima organizacional e ajudar um negócio a atingir suas metas (em todos os times).
Então, é necessário cuidar ativamente das pessoas que trabalham ali — o que se diferencia, então, de executar apenas as atividades operacionais do setor. Isso é feito através de intervenção tecnológica, investimento em saúde mental dos funcionários, endomarketing e metrificação de performance.
Entenda por que o RH estratégico é importante para a empresa
Um funcionário satisfeito e motivado tem mais motivação e produtividade e, dessa forma, traz resultados melhores para a empresa.
Além de trabalhar pela retenção e produtividade de colaboradores, o RH estratégico busca recrutar talentos de forma mais assertiva e reduzir processos burocráticos da área.
Os recursos humanos, ou seja, as pessoas, são o recurso mais importante para a operação de uma empresa. Por isso, é importante que a área responsável por cuidar deles atue de forma a preservá-los. Pensando de forma estratégica, então, o bom profissional de RH deve prezar por isso.
Quantifique, sempre: conheça as métricas estratégicas do RH
Algumas vezes, pode parecer que a saúde do negócio vai bem, mas é preciso se atentar às pessoas que “fazem a roda girar”. Muitas vezes, acontece de uma empresa englobar profissionais frustrados, adoecidos, altas taxas de desligamento e necessidade de constantes intervenções imprevistas pelo RH.
Mas em uma empresa que deseja prosperar, não adianta viver de apagar incêndios — e dados valem mais que “achismo”. Por isso, de nada adianta pensar que está indo tudo bem sem, realmente, metrificar qualidade e desempenho para verificar a veracidade da hipótese.
Sendo assim, foram criados alguns KPIs (indicadores-chave de performance) que devem ser mantidos no radar da gestão estratégica de pessoas. Conheça os principais:
Turnover
O turnover é a taxa baseada no número de desligamentos de funcionários em relação ao número atual na empresa. Um turnover alto indica que a companhia tem baixa retenção de talentos.
Ou seja, pode ser que ela não motive os colaboradores a quererem continuar lá, não ofereça os mesmos benefícios que a concorrência, não possua uma cultura organizacional satisfatória, entre outros problemas que devem ser identificados pelo RH estratégico.
Absenteísmo
O absenteísmo é uma métrica para entender o percentual de horas trabalhadas em comparação com o número de faltas de colaboradores ao trabalho.
É medido, então, pelo índice de absenteísmo, se os funcionários estão — ou não — presentes para realizarem suas funções.
Podem ser inúmeras as causas para que um colaborador não compareça ao trabalho, dessa forma fica a papel do RH estratégico mapeá-las e corrigi-las para melhores resultados na empresa como um todo.
Headcount
O headcount é um KPI que serve para contabilizar e categorizar por pontos em comum o corpo de funcionários de uma empresa.
Como inovar no RH de forma estratégica
Existem diversas formas de inovar no setor de recursos humanos. Podem ser implementadas ações desde o processo de recrutamento e seleção, passando pela otimização da gestão de burocracias internas, atendimento ao colaborador e melhorias no procedimento de desligamento.
Para agir de forma estratégica, então, é preciso identificar os problemas e traçar planos de ação para resolvê-los em cada uma das áreas e, também, na empresa como um todo. Saiba, abaixo, os artifícios mais utilizados pelos profissionais de recursos humanos após a realização de um diagnóstico da atual gestão de pessoas.
Tecnologia
Recursos tecnológicos podem ser utilizados para auxiliar a comparação de indicadores de performance e facilitação de processos burocráticos, por exemplo. Existem inúmeras soluções no mercado para diferentes objetivos, como:
- facilitar admissão e desligamento;
- gestão de satisfação e clima organizacional;
- mapeamento de perfil de candidatos em processos seletivos;
- armazenamento de dados relativos ao corpo de funcionários;
- comunicação e trocas de feedbacks;
- treinamentos e cursos;
- entre outros.
Incentivos à saúde do colaborador
O gestor do futuro é aquele que se importa com a base do bem estar humano: a saúde. Ela é a base para qualquer trabalho bem executado e, assim, para o desenvolvimento de um negócio.
Muitas empresas com RH estratégico já entendem a importância de investir na saúde mental e física dos seus colaboradores. Elas fazem isso oferecendo benefícios como plano de saúde, parcerias para incentivo à prática de atividade física e disponibilizando acesso a terapias holísticas.
A implementação e o incentivo ao uso desses benefícios reduz o nível de estresse do corpo de funcionários. É importante, por isso, pensar em combater a exaustão, desmotivação e estresse para evitar acometimentos que impactam na produtividade e aumentam o turnover, como a síndrome de burnout.
A Holos, por exemplo, é uma health tech que auxilia empresas a inovarem de forma estratégica como parceira do RH. Fazemos isso através da produção de conteúdo gratuito para ajudar a trazer mais consciência sobre um bom clima organizacional — como este artigo que você está lendo agora! — e o oferecimento de soluções remotas que agregam na preservação da saúde mental dos funcionários.
Comunicação e confiança no atendimento do RH
Para que as necessidades do corpo de funcionários sejam supridas, é necessário, também, ouví-los. Ninguém saberá falar melhor sobre os problemas enfrentados pelo colaborador quanto o próprio colaborador.
Portanto, é importante que se construa, de forma estratégica, uma comunicação assertiva. Dessa forma, com empatia e criando um ambiente que passe confiança ao colaborador, ele passa a entender que pode procurar o pessoal de recursos humanos para atendê-lo.
É importante ressaltar, entretanto, que cada empresa tem suas particularidades — e dentro de cada uma delas, existem particularidades em cada área — o que torna impossível gerar uma “fórmula mágica” para a implementação de estratégias que as atendam de forma generalizada.
Sendo assim, a avaliação da saúde organizacional, entendimento de problemas que podem ser contornados e a criação de planos de ação deve ser uma prioridade. Além disso, a responsabilidade de cuidar do corpo de funcionários não deve ser apenas do RH: é um dever, também, de todos que zelam pela prosperidade da empresa.
Sem dúvidas, já existem disponíveis na internet — a um clique — inúmeras soluções que podem ajudar um setor de RH estratégico a montar seu plano de ação. É importante, então, que o profissional da área esteja sempre se atualizando e buscando soluções para os problemas identificados.
E aí, se interessou em aplicar ações estratégicas para impactar positivamente no bem estar dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da empresa? Saiba mais, então, sobre a importância de investir em saúde mental para a produtividade dos funcionários!