A partir do levantamento de dados sobre pessoas, podemos mudar a cultura e a forma como os trabalhadores vêem a empresa. Isso acarreta numa alteração de comportamento que influencia positivamente todo o ambiente corporativo. O resultado, então, são impactos sentidos desde a gestão, que vê com melhores olhos os resultados da empresa, até a operação, que produz com mais eficácia.
Até pouco tempo, o estudo sobre People Analytics era considerado restrito a empresas de nichos específicos. Além disso, não era acessível a todas as áreas, muito menos a aqueles que não entendiam de ciência de dados. Assim, era uma preocupação quase inexistente para a maioria dos profissionais de RH.
Entretanto, tudo isso mudou quando as empresas começaram a entender o potencial de utilizar dados estrategicamente. Com eles, se tornou possível traçar perfis de colaboradores para os mais diversos fins, como recrutamento, alocação de funções e resoluções de problemas específicos.
Com esse tipo de análise é possível, também, conhecer melhor a taxa de diversidade dentro da empresa, igualdade de salários tanto para as mulheres quanto para os homens, taxas de retenção dos funcionários, enfim, toda a sorte de considerações assertivas sobre o corpo de funcionários da organização.
Dá para perceber, então, que a People Analytics pode ser um fator indispensável para que uma empresa tenha alta performance, não é mesmo? Se você se interessou pelo tema, prossiga com a leitura e entenda como a análise de dados tem revolucionado os setores de recursos humanos das organizações.
Mas o que é, de fato, a People Analytics?
People Analytics, também conhecida como análise de talentos (ou como dados direcionados aos recursos humanos), é a análise estratégica das informações sobre os colaboradores de uma empresa.
Isso é feito com o intuito de entender melhor as habilidades, os problemas e as dificuldades que os funcionários apresentam dentro da empresa. Assim, as informações podem ser utilizadas de maneira a melhorar a produtividade e o desempenho da empresa como um todo.
A estratégia de um negócio não deve ser restrita ao crescimento da marca, aumento de vendas, ou restrita ao seu consumidor direto. Para que o empreendimento cresça, deve-se pensar, também, em quem “faz a roda girar”: os colaboradores.
Sendo assim, é possível utilizar dados coletados sobre os profissionais para que a operação aconteça com mais fluência, motivação e produtividade. O profissional de RH, então, pode utilizar a People Analytics para melhorar indicadores de performance da empresa como um todo.
Dados sobre os colaboradores
É possível utilizar diversos tipos de ferramentas para recolher informações sobre seus funcionários. Hoje, já existem empresas especializadas em mapeamento de perfil de colaborador, métricas de performance voltadas para o RH, indicadores de saúde de organização, etc.
Os tipos de informações que podem ser recolhidas são:
- Dados pessoais, como demografia e habilidades únicas dos seus funcionários;
- Dados sobre taxa de performance e avaliações feitas sobre seus funcionários;
- Dados da rotina dos seus funcionários, como atendimento e participação em programas da empresa;
- Dados relativos à saúde mental e produtividade.
Por meio dessa mensuração de dados, é possível descobrir padrões e realizar ações — tanto de incentivacionais, quanto combativas — para melhorar estrategicamente as operações e resultados da empresa.
Benefícios de utilizar People Analytics
Na atualidade, dados são materiais de grande valor. Quando a empresa consegue combinar o tratamento de informações relevantes com a gestão dos Recursos Humanos, é possível direcionar melhor o desenvolvimento de pessoas e do negócio como um todo. Aqui, listamos os 5 principais benefícios de utilizar a People Analytics. Confira:
Recrutamento e seleção
Recrutar com assertividade é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de uma organização. Visto que, muitas vezes, é um processo demorado e de alto custo, é necessário que a seleção seja feita de forma bastante criteriosa para que a função seja bem executada e traga bons retornos para o profissional e para a empresa.
Sendo assim, entender bem o perfil que determinada posição demanda, assim como selecionar a pessoa adequada para ocupá-la, pode ser facilitado pela People Analytics.
Testes de mapeamento de perfis, por exemplo, tem sido cada vez mais utilizados para levantar informações sobre a ocupação de posições específicas. Assim, é possível entender melhor o tipo de profissional que o recrutador irá buscar.
Na outra ponta, da seleção, é possível analisar os candidatos para além do seu nível técnico, com maior agilidade. Utilizando ferramentas para mensurar aspectos que determinam padrões de comportamento, soft skills, entre outros aspectos relevantes para aquela oportunidade em específico, departamentos de RH podem recrutar ‘profissionais com maior fit com a empresa e posição ofertada.
Melhora da percepção do ambiente da empresa
Há um motivo para que as empresas implementem e cultivem uma única cultura empresarial. Isso se dá ao fato de que acaba fornecendo aos funcionários um senso de identidade e uma missão que eles podem — e querem — cumprir.
Ao usar a análise de dados, é possível determinar como seus funcionários se sentem sobre a empresa e sobre o trabalho do gestor ou da equipe de RH. Isso é importante para fortalecer a marca empregadora e estimular a motivação de colaboradores.
É possível, também, identificar pontos fracos da gestão e outros aspectos de insatisfação de funcionários. Assim, planos de ação podem ser criados para contornar esses problemas o mais rápido possível.
Redução de turnover
Se você faz parte do RH e a sua empresa demite seus funcionários constantemente, ou observa que existe alta rotatividade, você deve se preocupar. Isso só mostra que há algo de errado com o jeito que o negócio está sendo conduzido.
Ao usar People Analytics, é possível identificar a razão por detrás das demissões e rotatividade e, assim, poderá pensar em maneiras de reduzir esse quadro. Essa, então, é uma forma de utilizar dados sobre pessoas para redução de índices de Turnover.
A People Analytics, além de ajudar a recrutar com maior assertividade, ajuda a encontrar maneiras de resolver os problemas em áreas específicas da sua empresa, o que estimula a retenção desses talentos e o próprio fortalecimento da marca empregadora.
Aplicando a People Analytics no RH
Para começar a utilizar a People Analytics no RH, é necessário, inicialmente, mapear os problemas e objetivos a serem manuseados com essa metodologia.
Tendo em mente o que precisa ser estudado, otimizado e trabalhado, é o momento de determinar as informações a serem coletadas. Pense estrategicamente: quais informações, ao serem coletadas, podem trazer insights de soluções sobre esse problema? Quais indicadores podem ser utilizados para mensurar o sucesso do plano de ação?
Feito isso, deve ser iniciada a coleta de dados. Com as informações em mãos, avalie a saúde do objeto analisado e, a partir disso, trace um plano de ação a ser executado, com metas tangíveis.
Determine uma frequência para analisar a efetividade das ações realizadas. Assim, é possível entender se o plano estipulado está sendo eficaz e te aproximando da sua meta, ou não. No segundo caso, é possível identificar uma oportunidade precoce de redesenhar a estratégia, evitando que seja despendido muito tempo e esforço em uma atividade sem retornos satisfatórios.
Assim, com a ajuda de KPIs (indicadores-chave de performance) e ferramentas que auxiliem em um processo de desenvolvimento contínuo, como o PDCA, os setores de RH podem utilizar a People Analytics para gerir o corpo de pessoas da organização de forma cada vez mais inteligente.
Conseguiu perceber a importância da análise de dados na área de Recursos Humanos? Tendo objetivos e informações relevantes, é possível criar direcionamentos cada vez melhores para as ações de uma empresa orientada ao crescimento.
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