A diferença entre RH e Departamento Pessoal

Quando falamos sobre Recursos Humanos e Departamento Pessoal (DP), surgem muitas dúvidas em relação às suas diferenças e funções. Muitos, inclusive, não sabem no que os dois se diferenciam.

Pois bem: são dois setores relacionados à gestão de pessoas em uma corporação, mas desempenham papéis distintos. Um bom funcionamento do RH e do DP é indispensável para garantir um bom relacionamento e a satisfação dos colaboradores nas empresas.

Nesse post, você irá entender quais são as diferenças entre os setores de Recursos Humanos e o de Departamento Pessoal, e qual é a importância de ambos para o sucesso de uma organização. Boa leitura!

A importância dos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal para as empresas

Os profissionais do RH e do Departamento Pessoal são responsáveis por criar as melhores condições de trabalho para os colaboradores. A preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos funcionários, com a qualidade de vida no ambiente de trabalho, e planos sólidos de carreira — com perspectivas de crescimento — é o que faz com que as empresas se destaquem no mercado. Isso, pois o retorno dos colaboradores em uma organização que se preocupa com eles, é sempre positivo.

Um bom ambiente de trabalho irá influenciar diretamente no desempenho e na produtividade dos funcionários. Isso só é possível com um RH bem estruturado, trabalhando em conjunto com o Departamento Pessoal. Juntos, eles compartilham o propósito de desenvolver e motivar seus colaboradores.

Um depende do outro

O Departamento Pessoal (DP) tem foco nas questões administrativas que envolvem os profissionais, enquanto o RH atua na gestão estratégica. 

Com o apoio do DP, o RH é capaz de promover ações de melhoria nas equipes e no ambiente de trabalho como um todo. Cabe ao RH, então, lidar com toda a gestão do capital humano nas organizações, enquanto o Departamento Pessoal cuida da parte mais burocrática dos processos de admissão e demissão de funcionários.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

É necessário que as empresas saibam organizar e separar as tarefas em ambos os setores. Para que a gestão de pessoas funcione de forma efetiva, o RH e o DP devem ter suas tarefas bem estabelecidas, e devem trabalhar em conjunto. Apesar de muito distintas, suas funções estão interligadas, então, o bom funcionamento de um setor depende diretamente do outro.

O RH, por exemplo, fica encarregado de selecionar um colaborador para preencher determinada vaga na empresa, e, após o processo seletivo, o novo funcionário irá passar pelo processo de admissão — que é uma das tarefas ligadas ao Departamento Pessoal. 

Essas são algumas das funções mais conhecidas pelas pessoas, mas o RH e o DP fazem muito mais do que apenas o recrutamento e a seleção de novos funcionários. A seguir, você irá conhecer algumas das funções específicas de cada setor, e como eles impactam positivamente o andamento da organização.

Funções atribuídas aos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal

Para entender melhor a diferença entre os dois setores, separamos duas listas de tarefas e funções dos profissionais de RH e DP. Assim, fica mais fácil visualizar a diferenciação entre eles. Confira-as abaixo.

Responsabilidades do setor de Departamento Pessoal

  • Contratação dos colaboradores: após os processos seletivos, o Departamento Pessoal fica encarregado da admissão dos novos profissionais;
  • Pagamento dos salários e administração: este setor é responsável por cuidar das folhas de pagamentos, férias, FGTS, acertos, 13º salário, horas extras, holerites e adicionais;
  • Controle dos horários de trabalho: o Departamento Pessoal organiza toda a rotina do colaborador, registrando os dias trabalhados, horas extras, faltas ou atrasos, para que ele receba os valores corretos;
  • Pagamento dos benefícios: é função do Departamento Pessoal administrar todos os benefícios distribuídos aos colaboradores. São eles: vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, plano de saúde, plano odontológico, cestas básicas, entre outros, de acordo com o que é oferecido pela organização;
  • Rescisão do contrato de trabalho: o desligamento dos colaboradores faz parte das tarefas do Departamento Pessoal. Estes profissionais ficam responsáveis por toda a parte burocrática no momento da contratação, e também, da demissão. Os contratos, acertos e outros pagamentos são elaborados e ficam sob responsabilidade do DP.

Responsabilidades do departamento de Recursos Humanos:

  • Recrutamento e seleção de novos colaboradores: cabe ao RH planejar e realizar todas as etapas para contratar novos profissionais, como a divulgação das novas vagas, pré-seleção e entrevistas com os candidatos;
  • Integração dos novos funcionários: o departamento de Recursos Humanos fica encarregado de cuidar da familiarização do novo colaborador com a equipe e suas novas funções e tarefas;
  • Treinamento e desenvolvimento: o profissional de RH é quem irá treinar e capacitar os colaboradores para que eles sejam capazes de desempenhar suas funções com excelência e eficiência;
  • Planos de carreira: o RH cuida da estrutura de cargos da empresa, e deve se comunicar com os colaboradores para ajudá-los a administrar suas carreiras;
  • Clima da organização: manter um clima de produtividade e qualidade de vida para os colaboradores é um dos grandes desafios do RH. É necessário que esses profissionais realizem pesquisas para entender o que pode ser melhorado, preocupando-se com o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores;
  • Avaliar o desempenho dos profissionais: através de estratégias de avaliação, é possível criar planos de treinamento de acordo com as necessidades de cada um, e, também, da empresa como um todo.

Setores de gestão bem estruturados impactam em bons resultados

Para uma boa administração de pessoas, é necessário que as empresas saibam valorizar esses dois setores tão essenciais para um bom andamento da organização. É importante, também, que os profissionais do RH e do Departamento Pessoal estejam sempre atentos às inovações do mercado.

Hoje, existem empresas como a Holos, que atuam como parceiras do RH para melhorar o bem-estar da organização como um todo. Investir nas pessoas, também é investir nos resultados finais de uma empresa.

Agora que você conhece as diferenças entre o RH e o DP, já sabe que um bom funcionamento dos dois setores, em conjunto com uma boa gestão, trarão resultados positivos para a sua empresa. Conheça, também, as principais habilidades exigidas pelo mercado para gerir pessoas com excelência!

bem-estarPowered by Rock Convert