Como transformar sua vida através do pensamento positivo

O pensamento positivo é algo que todo mundo em algum momento ou situação da vida já pensou em aplicar na própria rotina, a fim de atrair coisas boas para si. Seja uma casa nova, um bom shape, alcançar alguma meta, melhorar a saúde mental… 

Enfim, segundo o pensamento positivo, basta mentalizar profundamente que aquilo que você deseja virá para você, que as coisas darão certo.

Aplicar a ideia de enxergar o lado bom das coisas do seu passado, presente e, ao mesmo tempo, ter confiança e otimismo no futuro é algo difícil para quem não tem o costume, mas não é impossível. 

Neste artigo, vamos tratar as formas de entender o pensamento positivo e como você poderá atraí-lo para modificar a sua forma de ver o mundo, e, por consequência, melhorar todos as áreas de sua vida.

Afinal, o que é o pensamento positivo?

O conceito de pensamento positivo ficou famoso nos anos de 1950 com um dos precursores dos estudos sobre desenvolvimento pessoal, Norman Vicent Peale.

Em seus estudos, o renomado estudioso Norman Vincent Peale criou um livro onde conta como você pode superar qualquer obstáculo, interno ou externo, através da combinação dinâmica da “ciência da fé”.

Ele ensina, então,  a eliminar os pensamentos negativos que causam medo e fracasso e substituí-los pelo “poder do pensamento positivo”, a fim de atrair tudo o que deseja em sua vida.

Os Gurus do Poder da Atração:

“Peça, tenha fé e tudo virá”. Segundo Rhonda Byrne, autora do livro O Segredo, essa é a fórmula para se ter o que deseja.

“No momento em que você pede alguma coisa, e acredita, e sabe que já a tem no invisível, o Universo inteiro se move para deixá-la visível.” 

No livro escrito por Rhonda, há inúmeros relatos de pessoas que alcançaram os principais objetivos da vida, como uma limousine branca, um colar de diamantes, uma mansão com piscina e o amor da vida. Tudo isso somente com sessões de exercício do pensamento positivo no dia-a-dia. 

Já o indiano Deepak Chopra, outro guru famoso por seus ensinamentos que mesclam meditações e afirmações positivas, chegou tão longe com seus best sellers que já atendeu personalidades como Oprah e Madonna. 

Seus livros usam o mesmo discurso como uma fórmula secreta para atingir aquilo que as pessoas mais querem: saúde, sucesso e riqueza. Tudo através do pensamento positivo e mantras.

Segundo Chopra, o corpo deve ser entendido como um campo de energia que precisa estar em equilíbrio. Suas técnicas de meditação e direcionamento da forma de pensar sobre a vida ajudariam na tarefa de chegar lá. 

O poder de se pensar positivo

É inegável saber que quem pensa positivo, automaticamente se torna uma pessoa otimista. Afinal, enxergar a vida com bons olhos torna as pessoas menos amargas.

Os otimistass mantém em sua mente o objetivo que desejam alcançar e traçam as melhores rotas. Fazem isso, então, enxergando os empecilhos simplesmente como obstáculos a serem superados, e não impeditivos de alcançarem aquilo que mais querem. 

Além disso, as pessoas que colocam em prática o pensamento positivo têm bem claro em sua mente quais são seus sonhos e como irão alcançá-los, criando uma grande confiança e planos estratégicos para chegar lá. 

Quando se coloca em prática a positividade em sua vida, tudo ao seu redor também mudará. O cérebro começa a trabalhar em um estado onde há mais hormônios do prazer, como as endorfinas, fluindo pelo seu corpo e, por consequência, você se torna uma pessoa mais feliz e disposta a ir atrás do que almeja.

O pensamento positivo também proporciona um grande aumento na autoestima, que é muito importante para manter sua mente sadia, prevenir e ajudar a tratar transtornos psicológicos. Além disso, você se sentirá capaz de assumir novas tarefas e desafios fora de sua zona de conforto.

Pensando de forma positiva, reduzimos também nossas crenças limitantes, que nada mais são que freios para o nosso sucesso. Basicamente, quando o pensamento positivo se torna um hábito, sua vida inteira tende a fluir de forma diferente — e, muitas vezes, mais saudável.

Como posso colocar os pensamentos positivos em prática? 

As técnicas para botar em prática os seus pensamentos positivos são várias, e, na metade do caminho podem até se diferenciar, mas, no fim, todas chegam a um padrão: encarar de forma positiva os pensamentos que vêm a sua cabeça

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

E caso venha algo negativo, o que certamente acontecerá, é importante saber contorná-lo. Muitos indicam tratar esses pensamentos negativos como nuvens, para deixá-los passar. 

Assim, com o tempo, você irá acostumar a observar e deixar os seus pensamentos negativos passarem, redirecionando-os para emanar apenas energias e pensamentos bons ao universo, tendo de volta aquilo que você emite.

Pensar positivo é dizer para si mesmo: “Vai dar certo. Eu tenho as habilidades para isso. Vou fazer acontecer”.

Por outro lado, o pensamento negativo seria “Nunca conseguiria. A economia está péssima, nunca tive negócio antes e hoje em dia a grande parte dos negócios que abrem acabam fechando em menos de um ano. Sem jeito.”

Ou, “Treinei bastante e estou bem preparado para vencer a minha próxima partida de tênis no Campeonato do Clube.” em vez de “Meu adversário é bom demais, não tenho a menor chance.”

Ou “Tenho muita força de vontade e vou conseguir manter minha dieta nos próximos 30 dias.” em vez de “É tão difícil. Têm tanta coisa que gosto de comer. Não sei se vou conseguir.”.

O segredo do pensamento positivo está em levantar o seu astral e colocá-lo num mindset de vitória. Portanto, consiste em um reforço de que coisas boas podem acontecer pra você e que é totalmente possível conseguir o que quer. 

Como a ciência vê tudo isso?

A ciência, de um modo geral, vê o assunto com desconfiança, uma vez que faltam trabalhos acadêmicos reconhecidos para comprovar que essas teorias realmente funcionam. 

Em geral, os autores do assunto costumam apresentar muitos relatos de pessoas que afirmam ter tido sucesso com as técnicas de pensamento positivo – mas relatos isolados não provam nada, por mais incríveis que sejam. 

Os neurocientistas, por sua vez, concordam que o estado de ânimo pode, sim, influenciar o nosso organismo de várias maneiras. Afirmam, por exemplo, que os hormônios associados ao estresse têm grande influência na consolidação da memória e contorná-lo pode trazer muitos benefícios.

Ou seja, a idéia de que pensar positivo faz bem não é absurda.

“Quando estamos muito estressados, o nível dos hormônios secretados é alto e influencia negativamente esse processo”, afirma o neurocientista Martin Cammarota, pesquisador do Centro de Memória da PUC de Porto Alegre. 

Escolha pelo lado bom

Se você irá atrair tudo o que deseja com os seus pensamentos positivos ou não, não é a principal questão. O importante de se pensar positivo é saber os benefícios que isso pode trazer para sua mente, seu corpo e seu físico. Ou seja, como isso pode influenciar no seu bem-estar.

Talvez, passar o dia pensando que você irá conseguir uma vaga de emprego não vá materializar a vaga na sua frente. Entretanto, isso irá te deixar mais confiante, mais feliz, mais calmo e preparado para a entrevista.

O que, caso estivesse pensando de forma negativa, poderia gerar um nervosismo desfavorável, fazendo com que as portas não se abrissem para você.

Por isso, independente da sua crença sobre o poder da atração ou não, ser uma pessoa positiva, e ao mesmo tempo otimista, melhora a saúde mental, seus relacionamentos familiares e amorosos e te faz ver o mundo de uma outra forma. 

Convenhamos que, para buscar técnicas que nos ajudem a manter a fé na vida e de que as coisas irão melhorar, não precisamos necessariamente de um guru.

Apenas reflita sobre as situações em que já teve que fazer isso e perceba o quanto elas fizeram bem para você e para todos ao seu redor. Fazendo isso, é bem provável que você descubra que já pratica o pensamento positivo. 

Entretanto, existem técnicas que podem melhorar sua performance na vida, no trabalho, na família e nos seus relacionamentos. 

Uma delas é a meditação, que tal experimentar? Ela é uma técnica que muitas pessoas e empresas vêm aderindo para os seus funcionários e trazido resultados práticos no dia-a-dia das pessoas e empresas. Conheça os benefícios da meditação e aprofunde-se no assunto!

bem-estarPowered by Rock Convert