Você não pode avaliar seus funcionários ou candidatos em potencial sem pensar em hard skills. Elas nos dizem se um indivíduo tem o conhecimento e as habilidades necessárias para desempenhar uma função específica dentro de uma organização.
Hard skills são habilidades aprendidas adquiridas e aprimoradas por meio da prática, repetição e educação. Elas são importantes porque aumentam a produtividade e a eficiência do funcionário e, consequentemente, melhoram a satisfação do colaborador.
Habilidades mais técnicas não são novidade. Elas são simplesmente o conhecimento especializado e as habilidades técnicas que um funcionário possui. O próprio termo, no entanto, ficou na moda graças a um foco no outro lado da moeda: as soft skills (habilidades pessoais), que estão relacionadas aos traços sociais de um indivíduo.
As empresas têm dado mais importância às soft skills nos últimos anos, vendo-as como o que realmente diferencia um funcionário do outro. Ao mesmo tempo, isso também fez com que os especialistas em RH examinassem mais de perto as hard skills.
Hard skills e soft skills são igualmente importantes para funcionários e empresas. Os colaboradores devem nutrir essas habilidades, enquanto as empresas devem incentivá-las e fornecer aos funcionários as ferramentas de que precisam para se desenvolver.
O que são hard skills?
O termo hard skills se refere a todas as habilidades ou conhecimentos técnicos que podem ser obtidos por meio da educação e da experiência de trabalho para completar uma tarefa específica. Por exemplo, proficiência em linguagem, programação web, manuseio de ferramentas etc.
Também conhecidas como habilidades técnicas, são específicas e relevantes para o cargo e o nível de responsabilidade. Portanto, cada posição em uma empresa precisará de sua própria lista de habilidades técnicas específicas.
A importância das habilidades técnicas
Essas competências são importantes porque demonstram a experiência técnica do funcionário, o que é particularmente relevante para certas profissões.
As equipes de RH devem prestar atenção especial a essas habilidades, pois elas definem a área de especialidade de um candidato e indicam se possuem experiência e conhecimento suficientes.
Por exemplo, se eles estão procurando contratar um desenvolvedor web, o primeiro passo será verificar as linguagens de programação listadas em seu currículo para ver se elas atendem às necessidades da empresa.
As hard skills são a vitrine de um funcionário, que permite que eles se diferenciem dos demais.
A diferença entre hard skills e soft skills
Os perfis dos colaboradores são compostos pelo que chamamos de soft skills, que são as habilidades que podem ser aprendidas, demonstradas e as conhecidas como habilidades sociais. São habilidades interpessoais intrínsecas ao caráter de um indivíduo ou, se você preferir, as habilidades com as quais nascemos.
Hard skills, portanto, são habilidades adquiridas através do treinamento, enquanto soft skills são talentos pessoais que alguém desenvolve naturalmente desde pequeno. Então, estamos falando sobre empatia, liderança, habilidades de comunicação, trabalho em equipe, etc.
Avaliar as competências pessoais tornaram-se uma prioridade no recrutamento, pois embora as empresas procurem funcionários competentes e qualificados, também querem pessoas que contribuam para um ambiente de trabalho positivo e se identifiquem com a filosofia da organização.
Outra diferença entre hard e soft skills é que, embora as hard skills sejam fáceis de adquirir por meio do treinamento, as soft skills são características inatas. Eles podem ser trabalhados, mas requerem muito mais esforço.
- As pessoas adquirem hard skills por meio da educação, da prática e da repetição.
- Hard skills podem se referir à proficiência em qualquer tarefa complexa.
- As soft skills são difíceis de ensinar e são comportamentais e relacionadas à personalidade.
- Ao contrário das soft skills, as pessoas podem provar suas habilidades em hard skills por meio de um certificado, diploma, aprendizagem ou experiência de trabalho.
Os tipos de hard skills
Essas competências estão geralmente relacionadas a um determinado campo e requerem conhecimentos específicos para serem adquiridas.
Alguns dos exemplos mais comuns de hard skills incluem:
- Um diploma (ou outra qualificação acadêmica);
- Uma certificação específica da indústria;
- Capacidade de codificação;
- Habilidades de língua estrangeira;
- Velocidade de digitação;
- Marketing de SEO;
- Habilidades de informática;
- Revisão.
Porque as habilidades técnicas são importantes?
Quase todos os empregos hoje, incluindo a maioria dos cargos profissionais, exigem hard skills.
As descrições de cargos frequentemente listam uma série de habilidades que precisam ser contratadas e também listam a prova de tais habilidades, como diplomas ou certificados, que cada candidato precisa para ser considerado para o cargo.
Saber suas habilidades específicas demonstra a capacidade de realizar o trabalho com êxito e cumprir suas funções.
Para muitas profissões, em muitas empresas, a posse de soft skills é importante para garantir o sucesso financeiro de uma organização; no entanto, em alguns casos, as hard skills do trabalhador são essenciais para evitar resultados catastróficos.
Além disso, muitos empregadores procuram soft skills, descobrindo que as habilidades interpessoais são necessárias – às vezes em igual medida as hard skills- para que os indivíduos concluam com êxito as tarefas que lhes foram atribuídas.
Por que as hard skills são importantes no treinamento de funcionários?
Elas são a espinha dorsal do conjunto de habilidades do seu funcionário. Algumas habilidades técnicas específicas do setor exigem um treinamento aprofundado que a maioria das pessoas já concluiu antes de se candidatar a um emprego.
No entanto, a maioria das dessas habilidades podem (e devem) fazer parte de seu treinamento contínuo. Como podemos perceber, o treinamento de habilidades básicas oferece a seus funcionários todo o conhecimento e as habilidades vitais que eles precisam para realmente realizar o trabalho.
Outro motivo pelo qual as habilidades técnicas são importantes no treinamento de funcionários é que as tecnologias e os processos evoluem o tempo todo.
Além disso, como as habilidades básicas estão vinculadas às operações do dia-a-dia da sua empresa e seus principais KPIs, geralmente é mais fácil medir a eficácia do seu programa de treinamento. Você pode usar esses aprendizados para ajustar o processo de treinamento de funcionários como um todo.
A verdade é que demonstrar uma boa combinação de hard skills e soft skills é absolutamente vital para que um profissional seja bem-sucedido.
Dessa forma, qualquer líder consegue perceber que alguém está praticamente bem equipado para lidar com uma função, mas também que poderá trabalhar bem em sua equipe e lidar com outros elementos importantes do trabalho.
Lembre-se: você pode ter todas as qualificações técnicas do mundo. Mas sem a mentalidade certa, você pode não conseguir aplicar seus conhecimentos na empresa.
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