As discussões voltadas para a prevenção do suicídio e manutenção da saúde mental, de forma geral, têm ganhado cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas. Fundamental para que o assunto deixe de ser tratado como um tabu, algumas instituições e órgãos públicos incentivam os diálogos sobre o tema. Uma das estratégias para levar essa importante temática para todo o país, fazendo-a chegar em quem, de fato, precisa de ajuda, é o Setembro Amarelo!
Conheça essa importante campanha, a história do seu surgimento e o valor dela para a prevenção do suicídio!
Afinal, o que é o Setembro Amarelo?
Setembro é, mundialmente, o mês dedicado à prevenção do suicídio. É, em escala global, conhecido com Setembro Amarelo.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um dos principais mobilizadores da campanha no Brasil e 2017 foi um grande marco, pois diversos fatores contribuíram para que a população desse mais atenção ao tema e se envolvesse efetivamente na iniciativa.
O objetivo que norteia os esforços durante o Setembro Amarelo é aumentar o diálogo sobre a prevenção do suicídio. Incentivando as conversas sobre esse assunto, é possível sensibilizar a população frente a essas questões e, sobretudo, chegar até aqueles que sofrem com os pensamentos suicidas e outros problemas que afetam a saúde mental.
A quebra de preconceitos e tabus relacionados ao assunto é também, sem dúvida, uma das grandes prioridades da campanha, pois ainda são enfrentadas muitas dificuldades pelos preconceitos e falta de informação, o que prejudica muito identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, que poderiam reduzir bastante o número de casos de tentativa de suicídio.
Durante todo o mês são realizadas, não apenas pelo CVV, mas também diversas outras instituições e empresas, várias atividades voltadas para a sensibilização em relação ao tema.
Alguns exemplos são a organização de palestras, iluminação e decoração dos pontos turísticos e edifícios públicos com itens amarelos, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos, entre outras ações.
Como surgiu a ideia do Setembro Amarelo?
A origem da escolha da cor amarela para representar a luta pela sensibilização em relação à prevenção do suicídio foi nos Estados Unidos, devido à comovente história da família Emme.
Mike Emme, filho de Dale Emme e Darlene Emme, era conhecido por sua personalidade caridosa e também por suas habilidades mecânicas. Durante sua adolescência, o garoto restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo, e o carro passou a ser conhecido como “Mustang Mike”.
Com 17 anos, Mike cometeu suicídio. No dia do funeral, uma cesta com cartões com fitas amarelas foi colocada para quem quisesse pegá-los. Eles foram feitos pelos amigos de Mike e continham a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”.
Os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e então, a fita amarela passou a ser o símbolo das iniciativas que estimulam o diálogo para prevenção do suicídio.
Em 2003 a OMS definiu como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio o dia 10 de setembro. Mundialmente, a principal estimuladora das campanhas é a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP).
No Brasil, a iniciativa chegou com vigor em 2015, especialmente pelo apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
O Centro de Valorização da Vida é reconhecidamente um grande aliado, de utilidade pública, para a divulgação de informações úteis sobre a prevenção do suicídio e também de atendimento especializado para pessoas que se encontram em algum tipo de sofrimento mental.
Desde 2015, é possível entrar em contato com a instituição filantrópica através do telefone, de maneira gratuita, basta ligar para o número 188. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que se comprometem com o sigilo. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.
Lembre-se: nada substitui o auxílio de um profissional capacitado nesses momentos. Procure ajuda especializada!