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Saúde mental: como mantê-la em meio a pandemia?

Em um mundo de isolamento social, home office, e medidas de prevenção, manter a saúde mental em dia pode ser um desafio. Mas o que é saúde mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que “saúde” é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade. Saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros.

No presente momento, os fatores sociais que estamos inseridos podem ser, para muitas pessoas, prejudiciais a saúde mental. Há milhares de pessoas sofrendo aumento do nível de depressão, ansiedade, angústia e tristeza, e por isso, devemos pensar não somente na nossa saúde mental, mas na do próximo. Como se ajudar e aconselhar o próximo?

Nesse texto vamos dar dicas rápidas para te orientar a se sentir melhor no atual cenário global que estamos passando. Vamos lá?

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Mas como fazer isso?

Primeiramente exercendo empatia, assim como podemos não estar muito bem, o outro pode estar ainda mais abalado com o cenário. Cada um está sendo impactado de uma forma diferente.

Entender a dor do próximo nos torna mais abertos a ajudar, converse sempre com seus amigos, familiares e colegas de trabalho sobre o tema e seja aberto para o que eles compartilharem. Pergunte como eles estão e veja se pode ajudar de alguma forma.

Após uma análise, apresentemos métodos simples, porém eficazes, de cuidados com a saúde mental:

  1. A conversa pode ser nossa melhor aliada ou inimiga, evite falar sempre sobre o tema com pessoas que estão sofrendo pelo isolamento. Mudar o foco para assuntos aleatórios acalma a mente e deixa a pessoa mais tranquila.
  2. Recomende sempre a ocupação do cérebro. Assistir a um documentário interessante, fazer algum curso online ou estudar um assunto pertinente, acrescentam tanto para a sua saúde mental quanto para a vida.
  3. Encoraje a meditação. É comprovado que a meditação alivia os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Todos podem meditar e em qualquer lugar.
  4. Entenda e propague que ninguém está sozinho. Mesmo que estejamos isolados, possuímos diversos recursos que podem nos manter próximos.
  5. Controle seus pensamentos e ajude quem estiver próximo a fazer o mesmo. Nossa mente pode ser educada, pensar demais sobre algo só gera mais ansiedade, foque no que te faz bem.
  6. A procrastinação só faz o dia parecer mais longo e menos produtivo. Incentive às pessoas a serem ativas, manterem uma rotina desde a manhã até a noite.
  7. Cuidado com o excesso de informações, quais fontes de notícia você acessa diariamente? Experimente passar alguns dias sem acessá-las.

Estamos em um momento de pensar em coletivo, de contribuir para a saúde mental do próximo, o que você pode fazer para ajudar o outro?

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