O que é um Oráculo?

por Bhadra, terapeuta do ‘Oráculo do Coração’

Você já consultou algum oráculo? O que sentiu? O que você busca quando pergunta algo? Tem expectativas? Abertura? Encontros? Sente que sua mente se aprofunda no presente ou se antecipa ao futuro quando você usa ferramentas oraculares? Suas perguntas vêm do medo de errar ou de inquietudes profundas? “Conhece-te a ti mesmo”, estava escrito no famoso oráculo de Delfos, na Grécia antiga. E acho que é esse mesmo o propósito de qualquer Oráculo: o auto-conhecimento.

Afinal, o que é um Oráculo?

Em suas múltiplas e criativas formas, oráculos existem na humanidade desde tempos imemoriais. Apesar de hoje em dia sejam entendidos, muitas vezes, como métodos místicos para prever o futuro, um bom oráculo não se preocupa em anunciar tempos distantes, mas sim a trazer profundidade pro presente (ou para a Presença), confiando que daí todos os caminhos se abrem.

São portais para a compreensão de processos, para a permissão ao sentir, para a sabedoria inerente à natureza se evidenciar na mente humana. E, para as misérias do ego humano serem “denunciados” para a consciência. Todo bom Oráculo traz energia de cura e alinhamento. Pode-se até falar de futuro ou de passado, mas considerando-os contidos no presente, de forma não determinante, mas sensível e inteligente.

Os oráculos mais conhecidos

Um Oráculo muito comum no mundo ocidental é o Tarot, com seus personagens arquétipos a serviço da transformação da psique humana. Do oriente, vem o I Ching, com seus excelentes hexagramas-espelhos da jornada humana.

Há quem diga que, a observação atenta da natureza, por si só, pode se tornar um oráculo, que Deus fala conosco o tempo todo, jorrando sua Luz sobre humanos nem sempre atentos. A astrologia, baseada na observação das estrelas, é um oráculo muito usado nas nossas sociedades, algumas vezes de maneira genial.

Com as novas terapias holísticas, uma leitura intuitiva (de aura, ou do thetahealing, por exemplo), podem funcionar como bons oráculos, para uma sociedade em processo de cura.

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Como funciona o Oráculo do Coração

Um oráculo não funciona sozinho. É preciso um ser humano com uma mente devota da verdade para transmitir e receber suas mensagens.

Dizem que em sociedades sábias, sacerdotisas se banhavam em lagos ou rio sagrados, meditavam até um estado de transe e serviam como porta-voz da visão divina. Ou que magos tomavam poções mágicas para conseguirem perceber o óbvio oculto e revelá-lo.

Bolas de cristal, astros, búzios, cálculos, cartas, imagens… Ferramentas que podem ajudar a criar evidências mais profundas, para energias que já estão aí, querendo ser compreendidas. Nem sempre é fácil escutar a verdade.

Alguém disposto a “abrir um tarot”, “tirar o I Ching”, “ler a aura” precisa ter a coragem e a vontade de ser um canal do amor, pois a verdade sem amor pode machucar, e não é isso que se quer. O que um oráculo quer do seu instrumento é a purificação de aceitar a magia da vida. E que se escute a verdade maior, que é o silêncio amoroso.

O Oráculo do Coração, terapia autoral que desenvolvo, é realizado com base na meditação e nas minhas práticas de yoga. Do silêncio alcançado com a prática, vêm as informações da alma para a mente, para que esta se alinhe com aquela. É esse portal de comunhão que guia o que acontecerá em cada sessão, podendo ser usadas diversas técnicas de cura e purificação psíquica.

Não há garantias para o futuro, nem foco em vidas passadas, mas uma contemplação devocional e amorosa da presença. Para isso, me preparo como uma sacerdotisa do amor. E pratico olhar para a pessoa que está à minha frente, como se olhasse para a Deidade mais sagrada, pedindo para a consciência superior falar através de mim o que aquele ser precisa escutar para viver mais feliz.

Da próxima vez que você for a um oráculo, seja qual for, busque a presença e não alguma resposta para o futuro ou solução para o passado. Talvez, sua experiência seja tão completa, que as respostas e curas virão naturalmente, a partir sua própria abertura para escutar.

Achou interessante? Pergunte-me mais. É uma alegria para mim estar a serviço com o Oráculo do Coração.

bem-estarPowered by Rock Convert